ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba

3ª edição do Programa Empreamar CV terá o envolvimento de outros pilares da estrutura económica – coordenador


  8 Juillet      49        Economie (20990),

 

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – O coordenador do Programa Empreamar Cabo Verde revelou que a 3ª edição do programa terá uma interacção da economia azul, verde e tecnológica numa lógica da sustentabilidade da economia circular.
O anúncio foi feito por Inácio Vera-Cruz, esta manhã de quarta-feira , na praia, à margem da cerimónia de encerramento da 2ª edição do programa Empreamar Cabo Verde e do lançamento da plataforma de incubação online que decorreu através da plataforma zoom e presencial no auditório da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV.
“Já estamos a trabalhar no processo da 3ª edição, mas não será exclusivamente a economia azul. Vamos fazer uma interacção economia azul, economia verde e economia tecnológica numa lógica da sustentabilidade da economia circular e vamos envolver outros pilares da estrutura económica”, apontou.
Inácio Vera-Cruz, que é também professor e director do centro de empreendedorismo de prestação de serviço da Uni-CV, avançou que o projecto já dispõe de parceiros, mas irá contar também com parcerias de instituições nacionais ligados ao sector do mar.
O coordenador fez uma análise “muito positiva” do programa que hora finda, sublinhando que se trata de programas de empoderamento de jovens ou de criação de empresas, e que é preciso ter em conta que é muito difícil concretizar empresas efectivas.
Explicou que na 1ª e 2ª edição do programa contou com cerca de 360 candidaturas e apenas 11 empresas foram materializadas, ou seja, um índice de 3%, mas algo que considera normal.
“Para além desse resultado que é das empresas criadas, nós criamos infra-estruturas com condições internas para poder relançar de uma forma mais autónoma a 3ª edição e outros programas que não estejam ligados à área da economia azul, sendo que estamos a promover um novo programa que envolve a economia verde e tecnológica”, apontou.
Inácio Vera-Cruz disse ainda que, no âmbito da 2ª edição do programa Empreamar Cabo Verde, foi criada a plataforma de incubação online como uma alternativa de adaptação aos novos tempos.
“Perante a pandemia da covid-19 o programa foi suspenso, e alteramos a configuração das actividades previstas para criarmos uma alternativa para fazer face à pandemia e dar continuidade às nossas acções através da plataforma, onde hoje podemos atingir mais números de pessoas para candidatar-se, para formação e ter acesso aos nossos serviços da universidade sem se deslocar”, explicou.
Na ocasião mostrou-se confiante que com esta plataforma a Universidade de Cabo Verde vai aumentar a sua taxa de efectividade em termos de resultados.
Criado em 2016, o Empreamar CV é um programa de empreendedorismo virado para o sector marítimo que visa a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde por forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.
O programa é financiado pela Agência Espanhola da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com as comparticipações da Uni-CV, Instituto Nacional Desenvolvimento de Pescas e Campus do Mar.
AV/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie