AIP La monétisation des créations culturelles à l’ère numérique représente un défi majeur (Ministère) ATOP Cinkassé : des femmes et des jeunes des Savanes se forment sur les mécanismes d’alerte précoce à Timbou ATOP Lutte contre les incendies dans les marches du Grand Lomé : l’étape du marché d’ « Akodessewa Djidjénou » termine la tournée de sensibilisation de la ministre Mivedor-Sambiani ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires

ACACV aborda com embaixadora de Cuba possibilidade de cooperação e exibição de filmes nacionais nos dois países


  30 Juillet      25        Politique (25169),

 

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) recebeu, na sua sede, a visita da embaixadora de Cuba no País, tendo abordado possibilidade de cooperação e demostrações de filmes cabo-verdianos na terra de Fidel Castro.
Em declarações quinta-feira à imprensa, o presidente da ACACV, Júlio Silvão, afirmou que o contacto que tem realizado com as embaixadas residentes, visa estabelecer diálogo para a realização de demostrações de filmes nacionais, particularmente, em datas comemorativas referente aos países interessados.
“A embaixada de Cuba foi a primeira que respondeu ao nosso convite, pelo que vamos socializar diferentes actividades, tantas nas áreas formativas, como nas áreas de exibição dos filmes dos respectivos países em Cabo Verde e filmes cabo-verdianos nos países que concordarem com a proposta”, disse.
Segundo Júlio Silvão, esta é uma forma de melhor conhecer os países acreditados em Cabo Verde e destes conhecerem o arquipélago, visando assim um melhor conhecimento através de exibição de imagens.
A associação que a priori não quis debater a possibilidade de cooperação com a representação cubana no País, admitiu, no entanto, a tentativa de influenciar a embaixadora, visando a sua intervenção para uma cooperação mais estreita no domínio do cinema e do audiovisual.
As datas para as exibições dos filmes nacionais que pode iniciar ainda este ano deve, segundo Júlio Silvão, ficar à responsabilidade dos embaixadores.
“Estamos a socializar esta ideia com alguns parceiros para que possamos realizar as exibições dos filmes nas salas dos cinemas, havendo outros que podem ser apresentados nas comunidades”, finalizou.
A embaixadora de Cuba, Rosa Wilson Rill, manifestou a abertura em cooperar com a ACACV e com Cabo Verde em todas as esferas da sociedade.
“Neste momento Cuba está a passar por situação difícil, pelo que estamos parados com os apoios a nível da cooperação, mas prometemos logo que se normalize a situação continuar a colaborar com os nossos parceiros tradicionais”, disse.
A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde está a cumprir com uma agenda de contactos com diferentes instituições nacionais e com representações diplomáticas no País com o propósito de desenvolver a cinematografia no arquipélago

Dans la même catégorie