Cidade da Praia, 13 Jul (Inforpress) – Os responsáveis da MT Academy, a Academia de Língua Inglesa de Achada Fazenda, Santa Cruz, levaram hoje um grupo de 21 alunos ao encontro do Presidente da República, em busca da sua influência na mobilização de parceiros.
À saída do encontro, o fundador da Academia, Brone Tavares, disse à Inforpress que foram buscar a influência do Presidente da República, José Maria Neves, tendo em conta que ele não tem recursos para apoiar a estender este projecto.
Isto porque, afirmou, futuramente tencionam ter um laboratório de inglês, o que sozinhos, lamentou, não conseguem tendo em conta os parcos recursos.
Informou que a ideia surgiu a partir do momento em que um amigo que vive nos Estados Unidos, sabendo da sua habilidade e também enquanto professor, em Achada Fazenda, lhe pediu os seus préstimos para dar aulas de inglês para o seu filho. E como sempre tinha este desejo desde quando estudava em algum dia fazer algo com a língua inglesa, aceitou, de modo que foram aparecendo mais alunos e hoje a academia conta 25 alunos.
“E agora pretendo estender, mas para isso é preciso mobilizar parceiros. É por isso que resolvemos vir conversar com o Presidente, para ver, a partir da sua influência se ele pode nos ajudar”, disse, acrescentando que o projecto tem contado com alguns colaboradores como a Câmara Municipal local, assim como amigos, nomeadamente uma fundação de holandeses sediada na ilha da Boa Vista, que ocasionalmente os tem ofertado materiais, entre os quais, livros e cadernos.
Inaugurada em Março deste ano, a escola vinha funcionando, de forma informal, desde 2022, numa das salas de aulas quando havia disponibilidade, mas, avançou que agora conta com a própria sala, graças a apoios de colaboradores, tanto pais como a comunidade cabo-verdiana na diáspora.
Brone Tavares, que é formado em relações internacionais, realçou a importância de se apostar no ensino da língua inglesa desde pequeno nas crianças, num mundo globalizado, para mais tarde, caso apareçam oportunidades nas organizações internacionais possam estar prontos para competir à escala global.
“As crianças aprendem rápido, o desempenho é bom, mas temos dificuldades de falta de materiais, como brinquedos educacionais que é preciso para aprenderem a língua inglesa assim como desejamos”, reforçou.
Conforme disse, a conversa com José Maria Neves foi interessante e satisfatória e, no Palácio presidencial, puderam dar às crianças a oportunidade de conhecerem e inteirar-se do seu funcionamento, além de conhecerem de perto o Presidente da República de Cabo Verde.
O desejo da MT Academy é, mais tarde e com mais parceiros, inovar e incluir mais línguas, como o espanhol, francês e português, pelo que, adiantou, neste momento estão a dar passos para ampliar o projecto que tem por objectivo ajudar as crianças e adolescentes desta comunidade a praticarem o inglês, enquanto ferramenta “importante” de conhecimento e factor de competitividade e integração global dos jovens quadros nos dias de hoje.