MAP Niger: 79 « terroristes » tués près du Mali (armée) MAP Sierra Leone: la police rejette un rapport « biaisé et partial » d’Amnesty International MAP Coupe d’Afrique des Nations 2023 : le Maroc qualifié pour la phase finale APS Lancement d’une campagne de sensibilisation sur les vagues de chaleur APS Kédougou : deux hommes arrêtés pour détention de comprimés d’amphétamines APS Le Sénégal est ‘’très attaché à la protection de l’Etat de droit’’, selon le ministère de la Justice APS CAN 2024: Le Sénégal bat le Mozambique, 5-1 ANP Session extraordinaire du CNDP à Niamey : Les participants examinent les textes révisés de l’organe de dialogue politique GNA Government hopeful of external creditors’ financing assurance soon MAP Coupe d’Afrique des Nations 2023 : les Bafana Bafana tenus en échec à Johannesburg par le Libéria (2-2)

ADAD celebra Dia Mundial das Zonas Húmidas com campanha de sensibilização em São Domingos e Pedra Badejo


  2 Février      8        Environnement/Eaux/Forêts (5269),

 

Cidade da Praia, 02Fev (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) vai assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas com uma campanha de sensibilização em São Domingos e Pedra Badejo, no interior de Santiago.
A informação foi avançada à Inforpress, pelo membro da ADAD, Daniel Xavier, explicando que as actividades vão iniciar-se primeiramente com uma visita às escolas, para sensibilizar as crianças dessas zonas húmidas e depois segue-se uma visita às localidades Baía de Nossa Senhora da Luz, no concelho de São Domingos, e Lagoa, em Santa Cruz.
Segundo Daniel Xavier, essa actividade está inserida dentro de outros eventos ligados à questão de espaços, mas garantiu que ao longo desses anos nunca deixaram esta data passar despercebida, com a realização de actividades junto das comunidades para assinalar a efeméride.
Este membro da ADAD assegurou igualmente que esta associação tem estado a trabalhar sobretudo na sensibilização e formação para proteger as zonas húmidas, através de palestras, campanhas de informação e encontros com as comunidades.
No entanto, a mesma fonte indicou um conjunto de lugares, na ilha de Santiago, que já são declaradas como zonas húmidas, nomeadamente a zona de Lagoa, em Pedra Badejo, a barragem de Poilão e a Baía de Nossa Senhora da Luz.
Mas, segundo Daniel Xavier existem também outras zonas húmidas que estão identificadas e que podem vir a ser assinaladas, como por exemplo, as barragens com água.
“Para a ilha de Santiago temos novas zonas a surgirem, com as zonas húmidas artificiais, no que tange ao surgimento das barragens, onde temos que fazer este trabalho para a preservação ao longo das várias bacias, onde foram construídas essas barragens”, vincou.
São Vicente, Boa Vista, Maio e Santiago são as quatro ilhas de Cabo Verde que têm actualmente áreas classificadas como zonas húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar).
Em Cabo Verde, essas zonas são “importantes” locais de reprodução para a tartaruga e de alimentação para as aves marinhas migratórias.
As Zonas Húmidas são superfícies aquosas, naturais ou artificiais, como barragens e diques, lagoas ou zonas de aquacultura. Essas áreas podem ter água permanente, ou temporária, estagnada ou corrente, água doce, salobra ou salgada, incluindo extensões de áreas marinhas, cuja profundidade em maré baixa não ultrapassa os seis metros.
As zonas húmidas são ricas em natureza e vitais para a vida humana e 40% das espécies de plantas e animais habitam ou se reproduzem nas zonas húmidas.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente a o2 de Fevereiro e este ano é comemorado sob o lema “É hora da restauração das zonas húmidas”, com intuito de aumentar a consciencialização e compreensão das pessoas sobre a importância “vital” das zonas húmidas.

Dans la même catégorie