AGP GUINÉE : TENUE D’UN ATELIER SUR LA RÉFORME INSTITUTIONNELLE AGP GUINÉE/FIFA : SÉJOURS À CONAKRY DE LA COORDINATRICE EN GOUVERNANCE FINANCIÈRE AU SEIN DE LA DIVISION ASSOCIATION MEMBRES MAP Le Botswana participe aux Relais mondiaux d’athlétisme prévus les 4 et 5 mai aux Bahamas MAP Le Haut-Commissaire de l’ONU aux droits de l’Homme appelle à mettre fin au conflit au Soudan MAP Réchauffement climatique: la Zambie interdit la production de charbon de bois dans certains districts AIP CAF 2024: Le commissaire général Franck Kié favorable à une sécurisation de l’espace numérique africain face aux cyber attaques AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle 2025 et divers autres sujets à la Une des journaux AIP La Côte d’Ivoire et l’UE font le bilan de l’accord de partenariat dans le domaine de la pêche 2018-2024 AIP La FAO forme des acteurs de la pêche sur la valorisation des sachets plastiques APS SENEGAL-MAROC-SPORTS-CULTURE / Rabat hôte d’une rencontre amicale de breaking, mercredi

ADAD celebra Dia Mundial das Zonas Húmidas com campanha de sensibilização em São Domingos e Pedra Badejo


  2 Février      31        Environnement/Eaux/Forêts (6435),

 

Cidade da Praia, 02Fev (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) vai assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas com uma campanha de sensibilização em São Domingos e Pedra Badejo, no interior de Santiago.
A informação foi avançada à Inforpress, pelo membro da ADAD, Daniel Xavier, explicando que as actividades vão iniciar-se primeiramente com uma visita às escolas, para sensibilizar as crianças dessas zonas húmidas e depois segue-se uma visita às localidades Baía de Nossa Senhora da Luz, no concelho de São Domingos, e Lagoa, em Santa Cruz.
Segundo Daniel Xavier, essa actividade está inserida dentro de outros eventos ligados à questão de espaços, mas garantiu que ao longo desses anos nunca deixaram esta data passar despercebida, com a realização de actividades junto das comunidades para assinalar a efeméride.
Este membro da ADAD assegurou igualmente que esta associação tem estado a trabalhar sobretudo na sensibilização e formação para proteger as zonas húmidas, através de palestras, campanhas de informação e encontros com as comunidades.
No entanto, a mesma fonte indicou um conjunto de lugares, na ilha de Santiago, que já são declaradas como zonas húmidas, nomeadamente a zona de Lagoa, em Pedra Badejo, a barragem de Poilão e a Baía de Nossa Senhora da Luz.
Mas, segundo Daniel Xavier existem também outras zonas húmidas que estão identificadas e que podem vir a ser assinaladas, como por exemplo, as barragens com água.
“Para a ilha de Santiago temos novas zonas a surgirem, com as zonas húmidas artificiais, no que tange ao surgimento das barragens, onde temos que fazer este trabalho para a preservação ao longo das várias bacias, onde foram construídas essas barragens”, vincou.
São Vicente, Boa Vista, Maio e Santiago são as quatro ilhas de Cabo Verde que têm actualmente áreas classificadas como zonas húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar).
Em Cabo Verde, essas zonas são “importantes” locais de reprodução para a tartaruga e de alimentação para as aves marinhas migratórias.
As Zonas Húmidas são superfícies aquosas, naturais ou artificiais, como barragens e diques, lagoas ou zonas de aquacultura. Essas áreas podem ter água permanente, ou temporária, estagnada ou corrente, água doce, salobra ou salgada, incluindo extensões de áreas marinhas, cuja profundidade em maré baixa não ultrapassa os seis metros.
As zonas húmidas são ricas em natureza e vitais para a vida humana e 40% das espécies de plantas e animais habitam ou se reproduzem nas zonas húmidas.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente a o2 de Fevereiro e este ano é comemorado sob o lema “É hora da restauração das zonas húmidas”, com intuito de aumentar a consciencialização e compreensão das pessoas sobre a importância “vital” das zonas húmidas.

Dans la même catégorie