Inforpress Saúde: Enfermeiro nos EUA lança plataforma Health 360 no mercado cabo-verdiano Inforpress Sindep anuncia greve dos professores no arranque do ano lectivo Inforpress São Vicente: Presidente da República condecora Manuel de Novas e grupos ‘Kings’, ‘Kolá’ e ‘Nova Aurora’ Inforpress Qualificação CAN2025: “Tubarões Azuis” e “Faraós” defrontam-se na noite de hoje no Cairo Inforpress Paris2024: Heidilene Oliveira falha meias-finais dos 200 metros nos Jogos Paralímpicos Inforpress Porto Novo/Monte Trigo: Famílias respiram de alívio com a conclusão do muro de protecçãodas habitações AIP planetGOLD Côte d’Ivoire réinvente l’orpaillage artisanal face aux défis environnementaux et socio-économiques (Feature) MAP Éliminatoires CAN-2025 (1ère Journée/Gr.B): victoire du Maroc face au Gabon (4-1) MAP Le réseau des confréries soufies a contribué au renforcement des relations maroco-africaines (M. Toufiq) APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Eliminatoires CAN : Seyni Dieng et Nicolas Jackson titulaires, Jakobs, Niakhaté et Habib Diallo absents

Adaptação da obra “Dona Pura e os Camaradas de Abril” de Germano Almeida no Festival Internacional do Alentejo


  28 Novembre      21        Arts & Cultures (3368),

 

Mindelo, 28 Nov (Inforpress) – A peça de teatro “Dona Pura e os Camaradas de Abril”, fruto da adaptação da obra do escritor cabo-verdiano, Germano Almeida, com o mesmo nome, estreia-se em Maio de 2024 no Festival Internacional do Alentejo, Portugal.
De acordo com a sinopse, divulgada na página do Saaraci Coletivo Teatral, responsável pela produção da peça, o espectáculo, de cerca de uma hora, procurará transitar sobre a memória de um acontecimento histórico decorrido em Lisboa (Portugal), na perspectiva do colonizado.
Isto, acrescentou, “dotando um espaço de pensamento acerca do que significa sociedade, civilização, tolerância, comunicação, respeito, igualdade, padrões, integridade, valores, democracia, descolonização, acção política, através das memórias da pequena História, que conferem vida aos factos da grande História”.
A peça “Dona Pura e os Camaradas de Abril” terá encenação e direcção artística de João Branco, dramaturgia de Caplan Neves, música original de Mário Lúcio Sousa e será interpretada por Pedro Lamares, Matísia Rocha, Manuel Estevão e Sócrates Napoleão.
No livro “Dona Pura e os Camaradas de Abril”, Germano Almeida conta história de um jovem cabo-verdiano, estudante de Direito que, depois de ter perdido o dinheiro da bolsa da Gulbenkian a jogar às cartas pela noite dentro, acorda na manhã seguinte, no seu quarto alugado a Campo de Ourique, com a notícia da Revolução. Sai de casa para a ir ver na rua, essa Revolução Libertadora de povos e pátrias.
“Mas conhece mal Lisboa, corre ruas, praças e avenidas e não vê revolução nenhuma. Mas, Revolução houve, e séria, que abalou a vida de quase tanta gente como o número de personagens de que esta história se compõe”, lê-se na sinopse da obra.

Dans la même catégorie