AIP En trois ans, l’Académie internationale de lutte contre le terrorisme de Jacqueville a fait un grand pas, estime le ministre de la Défense AIP Lutte contre le VIH : le Trésor public ivoirien réaffirme son engagement pour 2030 AIP L’ APSGI determinée à œuvrer pour la vulgarisation de la culture financière et boursière AIP Plus de 130 jeunes joueurs ivoiriens retenus lors de la finale de Benfica Campus AIB Burkina : Le ministère en charge de la Communication reconnaît le mérite de 174 agents AIB Les Etalons locaux à Niamey pour préparer les éliminatoires du CHAN AIB Nahouri : Deux femmes arrêtées pour trafic de cannabis d’une valeur de près de 1 760 000 FCFA APS SENEGAL-MUSIQUE / Camp pénal : des artistes demandent l’application des recommandations issues des assises de la justice ANP Niamey : Le Premier Ministre s’entretient avec les Ministres des affaires étrangères de l’AES APS SENEGAL-FOOTBALL-PROFIL / À la tête des Lions, Pape Thiaw, une préférence de l’expertise locale pour d’autres sacres

Administração pública/” A inadequação entre a formação e o mercado de trabalho constitui uma das causas do desemprego juvenil”, diz Cirilo Mamasaliu Djaló


  17 Juillet      63        Emploi (90),

 

Bissau,17 jul 23(ANG) – O ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social afirmou que a inadequação entre a formação e o mercado de trabalho constitui uma das causas do desemprego juvenil no país.

Cirilo Mamasaliu Djaló falava hoje na abertura do ateliê para o   arranque do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Formação Profissional, que decorre entre os dias 17 e 18 do corrente mês, em Bissau.

“Sobre este particular, é de referir que há estudos que revelam que na Guiné-Bissau, o mercado de trabalho é marcado pela predominância do setor informal, que representa cerca de 90 por cento dos empregos”, salientou.

O governante frisou que o setor primário ou seja o agropastoril, que concentra 72 por cento dos empregos, acomoda apenas 6 por cento dos inscritos nas Escolas Técnico-Profissionais.

Disse  que o setor terciário nomeadamente os serviços, é responsável por 23 por cento de empregos, ocupa  82 por cento dos efetivos de estudantes inscritos nos Centros de Formação espalhados pelo país.

“Esta situação nos interpela à todos, autoridades governamentais, setor privado, associações profissionais, sociedade civil, pais e encarregados de educação entre outros atores de desenvolvimento económico e social”, disse.

Cirilo Mamasaliu Djaló afirmou que, hoje em dia, o subsetor do ensino, formação técnica e profissional e emprego está confrontado com desafios  enormes, pois tem de estar ao serviço de uma melhor inserção dos jovens no tecido económico e social.

Adiantou que isso requer uma maior aproximação entre a oferta e a demanda de formação, através  de um redimensionamento da formação profissional para o emprego, desenvolvimento durável que a Guiné-Bissau ratificou e se comprometeu a cumprir.

O representante do Banco Islâmico de Desenvolvimento(BID) disse na ocasião que o projeto se enquadra na parceria que a sua instituição e o Governo guineense têm desenvolvido nos últimos anos.

Abderramane Beddi sublinhou que o BID tem investido  51 milhões de dólares no setor de desenvolvimento económico e social do país, frisando que acredita que a referida parceria prosseguirá  nos próximos tempos.

Disse que o Projeto hoje lançado é de grande importância tendo em conta que seu foco é o  desenvolvimento do capital humano.

Durante  dois dias de trabalhos, os cerca de 30 participantes do ateliê serão capacitados em matéria de normas de captação de fundos, mecanismo de implementação do projeto, entre outros.

Dans la même catégorie