AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Administrador da Agência de Aviação Civil enaltece importância da implementação do SBAS na navegação aérea


  16 Février      65        Economie (20813), transport (598),

 

Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – O administrador executivo da Agência de Aviação Civil (AAC) destacou hoje a importância da implementação e uso do Sistema de Aumento Baseado em Satélite (SBAS) na navegação aérea, que irá permitir aeronaves aterrar em situações de bruma seca.

Carlos Rodrigues falava à imprensa, à margem da cerimónia de abertura do workshop sobre implementação e uso do SBAS em África, que decorreu na Cidade da Praia.

O encontro, que acontece sobre o tema central “Construir serviços de aumento baseado em Satélite na África Ocidental e Central (WACA) – Criar sinergias para o uso do SBAS e benefícios para a região”, pretende lançar “um olhar prospectivo e analítico” sobre o processo nos países das regiões da África Ocidental e Central que fazem parte da Região (WACAF) da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

Segundo o administrador da AAC, trata-se de um sistema “mais fiável e de maior precisão” e que irá estar mais disponível em termos de navegação aérea, permitindo assim o uso de sinais de satélite.

“Para Cabo Verde é extremamente importante termos esse sistema implementado tendo em conta as condições adversas que Cabo Verde sofre ciclicamente por exemplo a questão da bruma seca que afeta o País em determinadas alturas do ano”, concretizou a mesma fonte.

Segundo Carlos Rodrigues, tendo esse sistema implementado, tal irá permitir que os mínimos de aproximação das aeronaves para aterragem sejam menores e poderá também permitir uma “maior probabilidade” de a aeronave aterrar em situações de bruma seca.

Por outro lado, disse ainda que esse sistema tecnológico irá beneficiar também outras indústrias e sectores de actividade, mais precisamente o sector das pescas, na navegação marítima, agricultura e ordenamento do território.

“Em termos de manutenção e de custos com a implementação desse sistema, serão menores dos que atualmente existem tendo em conta que o sistema de navegação que temos em Cabo Verde utiliza as rádios de ajuda que estão nos aeroportos”, apontou.

Nesse sentido, segundo disse, está-se a trabalhar para que o sistema seja concluído em 2025, permitindo assim transformar a navegação aérea nas regiões oeste e centro africana.

É um sistema integrado e que obedece às especificações da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) no que diz respeito à navegação com base no desempenho (PBN), ou seja, as manobras de aproximação a pistas de aterragem que não possuem ajudas de navegação em terra, podem ser feitas integralmente com recurso ao SBAS.

A versatilidade do sistema está ancorada na disponibilidade, fiabilidade e precisão dos satélites em órbita, e usa poucas estações em terra para aumentar o sinal do satélite, permitindo um nível de precisão ainda maior.

Dans la même catégorie