Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, teceu hoje na cidade da Praia elogios a Cabo Verde, aplaudindo o seu papel como “explicador do mundo” e destacando a solidariedade do arquipélago diante de crises globais.
“Na cena internacional, precisamos de ‘explicadores do mundo’ como vós. Cabo Verde é um país que pensa em termos de parcerias”, afirmou Steinmeier, valorizando a “posição geocultural única” de Cabo Verde que se encontra “bem no meio entre dois mundos”.
O líder alemão, que discursava na Assembleia Nacional de Cabo Verde durante uma sessão solene em sua homenagem, destacou ainda a importância das parcerias globais e de um claro sistema de valores na orientação dessas alianças.
“Estou grato pela vossa condenação inequívoca da guerra de agressão russa. O vosso país é um empenhado defensor da Carta das Nações Unidas, da democracia, do Estado de direito e dos direitos humanos”, expressou o Presidente alemão.
Steinmeier exprimiu ainda um desejo contínuo de uma aliança firme entre as nações que compartilham princípios, valores e convicções similares.
Neste tempo de instabilidades e crises internacionais, Steinmeier sublinhou a necessidade de promover valores e princípios fundamentais, mantendo uma narrativa forte e coerente no cenário mundial.
“Especialmente em alturas em que o mundo parece sair dos eixos, compete-nos explicar as nossas posições e promover os nossos valores,” realçou, agradecendo também o empenho “inteligente e comprometido” de Cabo Verde na promoção da democracia e da paz em vários fóruns internacionais.
A atenção de Steinmeier virou-se igualmente para as actuais tensões na África Ocidental, explicitamente relacionadas à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e aos recentes golpes militares no Níger e no Gabão.
“E digo-o, nestes dias conturbados, especialmente com vista à CEDEAO e aos golpes militares no Níger e no Gabão. O meu país, a Alemanha, está ao lado dos parceiros democráticos das democracias na África Ocidental e apoia a CEDEAO nos seus esforços diplomáticos para evitar que as turbulências nacionais conduzam a uma desestabilização de toda a região,” afirmou.
O Presidente da República Federal da Alemanha chegou esta terça-feira à noite a Cabo Verde para uma visita oficial de dois dias.
Frank-Walter Steinmeier, foi na manhã de hoje condecorado pelo chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, com o primeiro grau da Ordem Amílcar Cabral, em reconhecimento pelo seu empenho em elevar as relações de amizade e cooperação entre os dois países.
A agenda na capital do país terá um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Na quinta-feira, o Presidente alemão visitará a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde participará no lançamento da primeira pedra do novo edifício do laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde (CVAO).