Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora Inforpress Câmara da Praia recebe hoje a Tocha da Paz Sri ChinmoyOneness Inforpress Cabo Verde entrega em Junho o relatório da Convenção de 2005 da Unesco sobre diversidade das expressões culturais AIP La plénière du Sénat adopte six projets de loi MAP La Zambie appelle à des mesures strictes pour lutter contre les discours de haine MAP Somalie: plus de 10 millions de dollars sont nécessaires pour lutter contre le choléra (OCHA) MAP Les relations Maroc-Sierra Leone ont connu une évolution remarquable ces dernières années (M. Bourita) MAP Les relations Maroc-Sierra Leone ont atteint « un niveau sans précédent » (ministre sierra-léonais des AE) ANP Le Niger célèbre demain 24 avril, la journée nationale de la concorde AIP La deuxième édition du concours « Miss Tabbooret royal 18-25 » lancée à Abidjan

Alfândega está a trabalhar na fiscalização para tomar medidas sobre despacho das pequenas encomendas – director-geral


  9 Novembre      61        commerce (308), Economie (20973), Finance (1502),

 

Cidade da Praia, 09Nov (Inforpress) – O director-geral das Alfândegas, Osvaldo Rocha, garantiu esta terça-feira que a instituição está a trabalhar na fiscalização para tomar medidas no sentido de facilitar a vida dos cabo-verdianos, com o lançamento do Documento Único de Pagamento – DUC.
Osvaldo Rocha fez esta afirmação em declarações à imprensa, à margem da sessão de apresentação pública do Sistema de Efectivação de Pagamento nas Alfândegas, ao ser questionado sobre as reclamações que os utentes estão a fazer nesses dias sobre o aumento do preço para a retirada das pequenas encomendas.
Este responsável explicou que muitas vezes o pagamento é maior valor porque a maioria das mercadorias é de carácter comercial e o preço altera conforme o volume.
“Muitas vezes, as mercadorias chegam de uma forma volumosa e requer avaliação e depois disto é que tomamos a decisão como o cliente vai pagar, e sempre existe descontentamento das pessoas no que tange o valor do pagamento”, esclareceu.
Acrescentou ainda que a Alfândega está a averiguar e monitorizar todos os sectores que lidam com o despacho das grandes e pequenas encomendas no sentido de proteger e facilitar a vida dos cidadãos.
Osvaldo Rocha lembrou que recentemente foi lançada a gestão das encomendas, que passa a ser feita através dos transitários, que as recebe no país de origem e fazem toda a movimentação e todo esse expediente que neste momento os utentes fazem e a encomenda é levada ao domicílio do utente, seja lá onde estiver, em qualquer parte do país.
“Antes, os utentes vinham de vários concelhos para fazer o levantamento das suas mercadorias, e agora é mais fácil e célere de ter as suas mercadorias”, apontou.
A Alfândega é uma instituição governamental responsável pela cobrança dos tributos alfandegários e pelo controle de movimentos de entradas e saídas de mercadorias. A cobrança é efectuada a partir de vários mecanismos ou canais, alguns, modernos e eficientes, nomeadamente, o POS e transferências bancárias.

Dans la même catégorie