Bissau, 29 Nov 24 (ANG) – Duas jovens guineenses, Aua Embaló e Gundo Sissé deixaram terça-feira o país rumo ao Brasil onde irão participar no Seminário da Juventude Lusófona, Meio Ambiente e Justiça Climática, a decorrer de 21 à 25 naquele país.
Segundo o Gabinete de Comunicação da Rede Luso na Guiné-Bissau, o evento serve de preparação destas jovens para o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental da CPLP e na COP30.
A iniciativa implementada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil tem como objetivo o fortalecimento da juventude lusófona, bem como dialogar e apoiar as ações da presidência da CPLP, que neste biênio 2023-2025, é coordenada por São Tome e Príncipe, e tem como lema « juventude e sustentabilidade na CPLP ».
As duas jovens foram acompanhadas ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira em Bissau, pelo Coordenador Adjunto da Rede Luso Guiné-Bissau, Sumba Nansil, Secretário Geral da Rede Luso, Isnaba Posto Merba, e pelo Adjunto Responsável do Gabinete de Comunicação da organização lusófona, Alison Cabral.