MAP Championnat d’Afrique des clubs champions de handball/dames (Laâyoune-2024): l’AS Nouasser s’incline face à Petro Atletico (11-33) MAP Marathon de Chicago: La Kényane Chepngetich bat le record du monde MAP Le soutien international grandissant à la marocanité du Sahara reflète le succès de la diplomatie marocaine sous le leadership de SM le Roi (intellectuel sénégalais) MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside une veillée religieuse en commémoration du 26ème anniversaire de la disparition de Feu SM le Roi Hassan II AIP Côte d’Ivoire: Les États membres de l’UEMOA dotés d’un cadre harmonisé pour l’inspection pharmaceutique vétérinaire MAP SM le Roi, Amir Al-Mouminine, préside une veillée religieuse en commémoration du 26ème anniversaire de la disparition de Feu SM le Roi Hassan II MAP Burkina Faso : Arrestation d’un terroriste notoire AIP Côte d’Ivoire: La BHCI remporte le premier prix de l’efficacité du conseil d’administration MAP Afrique du Sud: Sept personnes, dont un enfant, abattues à Johannesburg (police) ANP Niger: Célèbration de la Journée internationale de prévention des risques de catastrophes

Ambiente/ Ministro Viriato Cassama reafirma compromisso com a proteção do património natural guineense


  25 Septembre      6        Environnement/Eaux/Forêts (7051),

 

Bissau, 25 Set 24(ANG) – O ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática reafirmou terça-feira o seu compromisso com a proteção do património natural das florestas, rios e mangais, do país.

Viriato Luís Soares Cassamá em mensagem à nação publicada na página do facebook do Ministério do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática por ocasião do Dia da Independência, 24 de Setembro, disse que à biodiversidade, faz da Guiné-Bissau um dos países mais ricos do mundo em termos ecológicos.

O governante disse que, celebramos com profundo orgulho e respeito, mais um aniversário da nossa independência nacional pois a sustentabilidade e a conservação ambiental são pilares fundamentais para garantir um futuro próspero para as gerações vindouras.

“Esta data memorável marca a vitória de um povo determinado, que lutou incansavelmente pela sua liberdade, pela dignidade e pela autodeterminação. É um momento para recordarmos os heróis e heroínas que sacrificaram as suas vidas em prol de uma Guiné-Bissau livre, soberana e próspera,”frisou.

Cassamá mostrou que, à medida que todos honram o legado de Amílcar Cabral e de todos aqueles que estiveram na linha da frente da luta de libertação, são também convocados a refletir sobre o futuro da nação.

Afirmou que, a independência que conquistamos exige, mais do que nunca, a união de todos nós em torno de uma causa comum, que é o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais que são a base da nossa riqueza e do nosso futuro.

Renovou seu apelo à responsabilidade coletiva, desde governo, sociedade civil e parceiros internacionais, para continuarem a promover o crescimento económico sem comprometer os ecossistemas.

“Que o espírito de sacrifício e resistência dos nossos antepassados nos inspire a trabalhar em prol de uma Guiné-Bissau que se desenvolve em harmonia com a natureza, respeitando a nossa rica diversidade cultural e biológica”, salientou.

Aconselhou que, o Dia 24 de setembro seja um momento de renovação de energias, de reafirmação do nosso compromisso com a paz, a justiça social e a prosperidade ambiental,porque o futuro da nação depende da nossa capacidade de construir uma sociedade mais verde, mais inclusiva e mais resiliente às mudanças globais.

Dans la même catégorie