AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Ambiente/Director executivo da PRCM alerta que alterações climáticas podem afetar grande parte da Guiné-Bissau


  15 Décembre      36        Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

Bissau,15 Dez 22(ANG) – O Diretor executivo da Parceria Regional para Conservação da Zona Costeira e Marinha da África Ocidental(PRCM),Ahmed Senhoury disse que as alterações climáticas podem vir a afetar grande parte do território da Guiné-Bissau.

Em conferência de imprensa realizada quarta-feira para anunciar o acordo
Imagem ilustrativo
de construção da sede da PRCM no país, Ahmed Senhoury disse que a Guiné-Bissau precisa de apoios para poder resolver os problemas que possam vir a ser causados pelos efeitos das alterações climáticas.
Aquele responsável adiantou que outro desafio importante está ligado à exploração de gás e petróleo, que ainda não está a ser feita na Guiné-Bissau, mas que já deve estar a ocorrer nos países vizinhos.

Alertou que, se houver qualquer desastre em termos de derrame através de navios que passam próximo da costa da Guiné-Bissau pode acontecer situações em que o país vai precisar de apoios de outros países para resolver esse problema.

Ahmed Senhoury acrescenta que outro desafio tem a ver com a pesca ilegal, não controlada que acontece ao nível dos países da sub-região inclusivé na Guiné-Bissau.

“Essas práticas originam perdas de recursos financeiros, mas também a degradação dos recursos haliêuticos em geral e da biodiversidade marinha”, salientou.

Disse que em relação a essa situação há necessidade de uma cooperação ao nível da sub-região, por serem recursos partilhados como outras espécies que migram de uma outra zona para a Guiné-Bissau e vice-versa.

Senhoury anunciou que em Fevereiro do próximo ano, será realizado um Fórum do PRCM na Guiné-Bissau que deverá contar com cerca de 400 participantes.

Em relação a construção da sede do PRCM, informou que a organização vai alugar um edifício para a instalação da sua equipa no país.

Dans la même catégorie