MAP La ministre libérienne des AE salue le rôle pionnier de Sa Majesté le Roi en Afrique (Communiqué conjoint) MAP Le Maroc et le Libéria réaffirment leur volonté de renforcer davantage leur coopération bilatérale (Communiqué conjoint) ANG Política/Dirigentes inconformados do PRS afirmam que vão realizar Congresso Extraordinário dentro de 60 dias ANG Diáspora/Secretaria de Estado das Comunidades abre uma “Linha de Apoio” às vítimas de violação dos Direitos Humanos na Tunísia e Líbia ANG Transporte Marítimo/ONG AIRHOMAR acusa Instituto Marítimo Portuário de afundar o sector AIP Le FEMUA 16 axé sur « la santé mentale des jeunes » se tiendra à Abidjan et à Ferkessédougou AIP L’ARTCI promet d’assurer des services de télécommunications conformes aux standards internationaux à l’horizon 2026 AIP Forum parlementaire mondial : Kandia Camara réitère la volonté du Sénat à offrir un avenir meilleur à tous les ivoiriens AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle de 2025 et la visite du Premier ministre à Accra occupent la majorité des unes ce jeudi 18 avril MAP Le Libéria réaffirme son soutien à l’intégrité territoriale et à la souveraineté du Maroc sur l’ensemble de son territoire, y compris le Sahara marocain (Communiqué conjoint)

Andebol/CAN’2021: Governo vai contribuir com mais de metade dos 10 mil contos estimados pela FCA – ministro


  2 Juin      38        Sport (12683),

 

Cidade da Praia, 02 Jun (Inforpress) – O Governo vai contribuir com mais de metade dos 10 mil contos estimados pela Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), para a participação da selecção nacional de andebol feminina no 24º Campeonato Africano das Nações (CAN’2021).

A informação foi avançada hoje à imprensa pelo ministro do Desporto, Carlos Monteiro, depois de uma visita aos jogadores e ‘staff’ técnico, que se encontram, no Gimno Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, em estágio de preparação para a competição, que acontece de 08 a 12 de Junho, em Yaoundé, nos Camarões.

“Através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) nós vamos contribuir com 55 ou 60 por cento (%) desse valor e haverá mais instituições públicas e privadas (…) estamos a criar as condições para aumentar esse valor”, precisou Carlos Monteiro, garantindo que o montante orçamentado vai ser atingido.

“Neste momento não creio que seja um problema de maior, os procedimentos financeiros já foram iniciados e os valores chegarão à FCA para custear as despesas dessa participação internacional”, garantiu.

Para o ministro, trata-se de um “esforço” que o Governo deve fazer, uma vez que, segundo ele, o sonho de participar numa competição internacional e de representar o País acompanham os atletas desde a formação.

“Quando chega o momento de elevar o nome do País, o Governo tem de estar presente e vamos trabalhar arduamente nesta Legislatura para continuar a sedimentar aquilo que fizemos nos últimos cinco anos, que é conseguir trazer mais recursos para o sector do desporto “, frisou o ministro.

Por isso, Carlos Monteiro disse que deixou uma mensagem de comprometimento do Governo com as atletas e com a selecção, não só em termos de apoios como também a nível de presença institucional e apoio moral.

“É um momento importante para o desporto nacional, o andebol tem sido uma das modalidades com maior crescimento nos últimos anos e o Governo quer continuar a ser um parceiro de excelência”, notou o governante.

Questionado sobre os resultados desportivos desta estreia da selecção feminina no Campeonato Africano, disse esperar “o melhor possível”, considerando, no entanto, que o mais importante é “estar presente, competir e ganhar experiência”.

“Com o resultado que for, de certeza, vamos sair mais ricos do que quando entramos na competição”, concluiu.

A selecção tem vindo a intensificar os treinamentos nas últimas duas semanas sob a coordenação da equipa técnica constituída por Ana Seabra (principal) e pelos adjuntos Sandro Gomes e Aquilino Fortes, com treinos com a bola no pavilhão desportivo Vává Duarte, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Às terças, quintas e sábados são reservados para exercícios físicos no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, e trabalhos com a bola no final do dia no pavilhão Vává Duarte.

A selecção cabo-verdiana de andebol feminina partilha com as equipas nacionais de Angola e do Congo o Grupo C do 24º Campeonato Africano das Nações, que se realiza de 8 a 18 de Junho em Yaoundé, Camarões.

Lista final das 18 convocadas:

Guarda Redes: Célia (Atlético, São Vicente), Niny (Seven Stars, São Vicente) e Isandra (ABC, Santiago Sul)

Ponta direita: Kiara (ABC, Santiago Sul) e Jorgeana (ABC, Santiago Sul)

Ponta esquerda: Xula (ABC, Santiago Sul)

Pivot’s: Wendy (Seven Stars, Santiago Sul), Josina (Amarante, São Vicente) e Lisiane (Atlético, São Vicente).

Central: Marly (Amarante, São Vicente), Cely (ABC, Santiago Sul), Odete (Madeira SAD, Portugal).

Laterais: Suzana (ABC, Santiago Sul), Rosa (Seven Stars, Santiago Sul) Lôla (Amarante, São Vicente), Txumas (ABC, Santiago Sul), Nádia (Assomada, Portugal) e Miriam (Assomada, Portugal).

Dans la même catégorie