AIB SNC 2024 : Le ministre des transports lance un appel à la prudence après le basculement de 5 camions sur l’axe Ouaga-Bobo AIB Savane médias fermé par les services des impôts MAP Rabat: Création du Réseau des journalistes Fact-Checkers des Agences de presse africaines MAP Dakhla: la Marine Royale porte assistance à 85 candidats à la migration irrégulière MAP Dakhla: Des diplomates africains prospectent les potentialités économiques de la région ANG Cultura/Organização “TOP GB Internacional” pede apoio do Estado para representante o país em diferentes concursos de Miss internacionais ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais

Andebol/CAN’2022: Governo está com a selecção e vai dar o apoio que for necessário – PM


  6 Juillet      59        Sport (12730),

 

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu hoje, na Cidade da Praia, que o Governo “está com a selecção” masculina de andebol e que vai dar o “apoio que for necessário”.

A selecção de Cabo Verde de andebol sénior masculina viaja na madrugada desta quinta-feira para Egipto para participar no Campeonato Africano das Nações, CAN’2022, prova a ser disputada de 09 a 18 deste mês naquele país do Norte da África.

“A selecção de andebol tem tido um desempenho muito forte. É a primeira equipa que participou num Mundial, em condições ainda de pandemia, e tem representado Cabo Verde ao mais alto nível”, notou Ulisses Correia e Silva, em declarações aos jornalistas após uma visita para desejar “boa sorte” ao combinado nacional.

Para o chefe do executivo, Cabo Verde conta com jogadores de muita “valia” e enalteceu a “forte” contribuição da diáspora cabo-verdiana “por a selecção contar com muitos jogadores que militam nos países onde Cabo Verde tem uma comunidade muito significativa”.

“Isto alarga a nossa capacidade competitiva para além das ilhas, espero que tenham um bom desempenho, que façam bons resultados e que, se puderem, tragam a taça para Cabo Verde”, indicou.

Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), António Teixeira, disse que a instituição já conseguiu uma verba que garante entre 60 a 70 por cento (%) das despesas e que neste   momento estão a depender dos patrocinadores.

“Temos um patrocinador oficial que é a CVMóvel, temos também a Enapor, e estamos à espera dos patrocínios que poderão entrar, de modo a não termos prejuízos”, precisou o dirigente federativo, reconhecendo que o país passa por uma situação “difícil”.

“Penso que cada um de nós deve dar um contributo para que esses jogadores, que conseguiram estar num mundial pela primeira vez, possam estar também   neste CAN e com a meta estar novamente no campeonato do mundo”, apelou o presidente da FCA.

Em relação ao facto daselecção de Cabo Verde já conseguir somente 70% do orçamento, Ulisses Correia e Silva assegurou que o Governo vai, junto de algumas empresas, conseguir contribuições uma vez que, conforme explicou, associando o patrocínio está a se vincular uma marca a grupo vencedor.

“Aquilo que for o complemento necessário, o Governo, através desta parceria com as empresas, vai tentar cobrir”, prometeu o primeiro-ministro.

A selecção crioula integra o Grupo C da competição, lado a lado com as equipas nacionais da Tunísia e Nigéria.

Cabo Verde inicia a sua campanha no CAN’202 a 12 de Julho ante a Nigéria para cinco dias depois, 17 do mesmo mês, defrontar a Tunísia.

De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Andebol, os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a segunda fase.

Dans la même catégorie