AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

ANGOLA E PORTUGAL ASSINAM ACORDO DE FACILITAÇÃO DE VISTOS


  16 Juillet      67        Politique (25166),

 

Luanda, 16 de Julho (ANGOP) – A República de Angola e Portugal rubricaram esta sexta-feira, 16, em Luanda, um Protocolo de Facilitação de Vistos Nacionais e um Acordo de Protecção Recíproca de Investimentos.

Foram signatários, pela parte angolana, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pela portuguesa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana presenciou, ainda, a assinatura de um acordo de parceria entre o Ministério da Educação e o Instituto português da Cooperação e da Língua, denominado « Saber Mais ».

Em declarações à imprensa Téte António disse que o protocolo vai facilitar “a vida” das pessoas que pretendem viajar por razões de saúde, trabalho e de estudo, por curta duração.

Considerando que o mesmo acontece, precisamente, numa altura em que os dois países discutem o incremento da cooperação económica e social.

Sobre o acordo rubricado na área da educação, disse que este vai dotar os jovens de conhecimento de qualidade, para poderem encarar a vida de forma mais eficiente.

Já Augusto Santos Silva ressaltou o facto de o protocolo assinado estar relacionado com procedimentos que permitem a redução de documentos necessários e, consequentemente, a facilitação da obtenção de vistos de curta duração.

Explicou que, neste caso concreto, prevalece a legislação da União Europeia e o acordo foi autorizado pela Comissão Europeia.

No que concerne à protecção  de investimento, afirmou que o foco é  facilitar a vida dos empresários e trabalhadores, incentivando as trocas comerciais entre os dois países.

« Os portugueses  devem contribuir para o crescimento da riqueza e do emprego em Angola e temos beneficiado de grande investimento de Angola, por ser essa a melhor maneira de desenvolver relações económicas », destacou.

O acordo « Mais Saber », com a duração de cinco anos, está avaliado em cerca de quatro milhões de euros e visa apoiar Angola na formação de professores em áreas essenciais como matemática, língua portuguesa, educação pré-escolar e necessidades educativas especiais.

Ainda na manhã desta sexta-feira, Angola e a Guiné-Bissau assinaram um Memorando de Entendimento relativo à cooperação financeira e que prevê a reestruturação da dívida de mais de 40 milhões de dólares a favor do Estado angolano.

O documento foi rubricado pelo secretário de Estado  para a Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Vieira Lopes, e pela Guiné-Bissau assinou o secretário de Estado do Tesouro e Contabilidade, Elísio Té.

As autoridades dos dois países encontram-se na capital angolana, Luanda, a participar na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre de 12 a 17 do mês em curso.

Dans la même catégorie