APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Angola integra missão de paz em Moçambique


  27 Juillet      49        Politique (25317),

 

Luanda, 27 de Julho (ANGOP) – A Assembleia Nacional anuiu, esta terça-feira, o envio de 20 militares angolanos para a missão africana em estado de alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) de imposição da paz em Cabo Delgado, República de Moçambique.

O Projecto de Resolução que autoriza o Presidente da República, nas vestes de Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), a enviar a componente angolana de Força de Alerta da SADC para Moçambique foi aprovado por unanimidade.

O ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, informou, na ocasião, que a componente angolana, composta por 20 militares, inicia a missão naquele país do Índico a partir do dia 06 de Agosto.

Nessa operação, Angola participa com dois oficiais no Mecanismo de Cooperação Regional (RMC), oito oficiais no Comando da Força e 10 tripulantes para aeronave de Projecção Aérea Estratégica do tipo IL-76.

Segundo o governante, a missão angolana, com duração de três meses, tem um custo inicial de 575 mil e 500 dólares norte-americanos.

Lembrou que a comparticipação neste esforço da missão da SADC é de todos os Estados membros e está avaliada em 12 milhões 906 mil e 212 dólares, dos quais Angola tem uma comparticipação global de 1 milhão 174 mil e 307 dólares.

Desde 2017 que a região de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, vive situações dramáticas de extremismo e de acções de terrorismo.

Na óptica do ministro de Estado, a situação vigente em Cabo Delgado não deve ser encarada de ânimo leve, porque, à semelhança do que se passa nessa região do norte de Moçambique, já existem focos de terrorismo em outros países da região central e austral, com destaque para a República Democrática do Congo (RDC).

« Devemos ter em conta a necessidade da nossa participação nesta missão, face aos esforços não só que os países da SADC estão a empreender, mas também de outros países que não pertencem à nossa região, como é o caso do Ruanda », assinalou.

Angola integra a força regional da SADC em estado de alerta desde Agosto de 2008. A referida força foi lançada oficialmente pelos 16 países membros da SADC, em Lusaka, República da Zâmbia.

A SADC realizou, a 23 de Junho deste ano, em Maputo, a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo, que analisou a situação de segurança em Moçambique, onde ocorrem actos terroristas perpetrados contra civis, mulheres e crianças inocentes, em alguns distritos da província de Cabo Delgado.

Em consequência, a cimeira aprovou o envio de componentes da Força em Estado de Alerta da SADC, até 15 de Julho de 2021, com a finalidade de apoiar as Forças de Defesa de Moçambique (FADM) no combate à ameaça de terrorismo e aos actos de extremismo violento em Cabo Delgado.

Conhecidos localmente sob o nome de Al-Shabab (« os jovens », tradução do árabe), os insurgentes semeiam o terror, desde 2017 naquela província fronteiriça com a Tanzânia, rica em gás natural.

Os ataques terroristas já causaram a fuga de 800 mil pessoas e a paralisação de um projecto de gás de 20 mil milhões de dólares, liderado pela Total, o gigante francês do petróleo.

Dans la même catégorie