GNA COVID-19: GHS to source more vaccines GNA NYA develops programme framework to encourage youth volunteerism GNA Diasporan Africans in Canada donate to Street Academy APS CORONAVIRUS : 712 NOUVELLES CONTAMINATIONS ET 05 DÉCÈS ANP Niger : Les épreuves écrites de la session 2021 du baccalauréat, prévues pour le 27 juillet, reportées au 4 août prochain ANP Le Niger se dote d’une stratégie nationale de couverture sanitaire universelle pour la période 2021-2030 ACAP Plus de 300.000 doses de vaccin Johnson-Johnson offertes à la RCA ACP Les ministres provinciaux de l’éducation invités à lutter contre les antivaleurs dans leurs entités ACP Sud-Kivu : 153 personnes touchées par la covid-19 en cette troisième vague ACP L’ambassadeur américain Mike Hammer visite le barrage d’Inga

Angola: João Lourenço recebe mensagem de Ali Bongo sobre a CEEAC


  19 Octobre      46        Politique (17866),

   

Luanda, 19 de Outubro (ANGOP) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu esta segunda-feira (19) uma mensagem do presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Ali Bongo, sobre as transformações políticas em curso nesta organização sub-regional.

O portador da missiva, o ministro gabonês dos Negócios Estrangeiros, Pacôme Boubeya, disse à imprensa que no quadro das reformas na CEEAC está também prevista a criação do Parlamento da organização, dos tribunais de Contas e de Justiça.

O emissário de Ali Bongo, também Presidente do Gabão, afirmou que durante o diálogo com o Chefe de Estado angolano foi igualmente abordada a situação financeira da organização e aspectos sobre a paz e segurança na região.

A audiência serviu igualmente para a apresentação formal ao Estadista angolano do embaixador Gilberto Veríssimo como presidente da Comissão da CEEAC.

O diplomata angolano Gilberto Veríssimo foi confirmado, em Julho último, presidente da Comissão da CEEAC, durante a 17ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dessa organização, realizada por videoconferência.

Angola e Gabão têm defendido, no quadro bilateral, a prevenção e resolução de conflitos por via pacífica, para assegurar a estabilidade regional.

Além de Angola e Gabão, integram a CEEAC o Burundi, os Camarões, a República Centro-Africana (RCA), a República do Congo, a República Democrática do Congo (RDC), a Guiné Equatorial, o Rwanda, São Tomé e Príncipe e Tchad.

Dans la même catégorie