ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale)

Arquipélagos de Cabo Verde e Açores identificam áreas de cooperação


  19 Août      25        Agriculture (4120), COOpération (783),

 

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente esteve esta quarta-feira reunido na cidade da Praia com o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, com quem esteve a identificar áreas de cooperação entre os dois arquipélagos.
“É uma cooperação, para já muito prática, muito profícua, com resultados muito concretos e é um pouco nesta linha que nós estamos a discutir um protocolo com áreas e domínios de intervenção muito concretos”, explicou o ministro Gilberto Silva aos jornalistas.
O titular da pasta da Agricultura e Ambiente apontou áreas como a da irrigação, das culturas protegidas, das culturas em estufas, para melhor controle de pragas e aumentar a produção, falando na adoção de práticas inteligentes que permitem a poupança da água, redução dos custos e aumento dos benefícios.
“Refiro-me a toda a fileira da carne, isto quer dizer, não só a disciplinação do abate, mas as técnicas, aos matadouros, a todo aquilo que possa contribuir para o aumento da salubridade em matéria da produção e distribuição da carne”, prosseguiu.
Uma outra área que, segundo Gilberto Silva, pareceu “muito importante” ouvir a experiência dos Açores tem a ver com a transformação agroalimentar de pequena escala.
“Nós sabemos que temos uma estrutura agrária de pequenos agricultores, de pequenas terras, explorações familiares, onde a sazonalidade da produção é uma realidade e, por conseguinte, a transformação agropecuária seria muito útil, não só para a conservação da própria produção, mas também para adicionar valor e com isto aumentar também o rendimento das famílias”, completou.
Conforme Gilberto Silva, pretende-se que haja uma cooperação institucional permanente, que não se baseia apenas na execução de projectos, cujo financiamento exigiria a mobilização de recursos junto de outros parceiros.
Por seu turno, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, António Ventura, pôs tónica numa “reunião muito produtiva”, onde se traçou aquele que deve ser o intercâmbio de cooperação entre os dois arquipélagos que têm muitas semelhanças.
“Estamos a definir um protocolo de áreas de cooperação que passa pelo abate, abastecimento da água, culturas protegidas, enfim, um conjunto de áreas que se pode colaborar no futuro”, disse.
António Ventura falou ainda em privilégio mútuo, ressaltando a necessidade e haver melhores políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, quer nos Açores, quer em Cabo Verde.
“Temos muito a ganhar nesta cooperação no âmbito da agricultura”, concluiu.

Dans la même catégorie