Bissau, 05 Dez 23 (ANG) – Os pintores Guineenses e de Caboverdianos, iniciaram este fim-de-semana os trabalhos de pintura plástica das imagens das lendas musicais, na muralha do Estádio Lino Correia, com o objetivo de chamar atenção ao mundo, de que os dois povos irmãos culturalmente estão de mãos dadas.
Numa pequena conversa com o “diretista” Albano Barai, o pintor guineense Sidnei Cerqueira esclarece que o referido projeto denominado “Dus Kurpo Um Korson” foi criado por ele, sua esposa Karina Gomes e mais dois colegas pintores caboverdianos.
“O projeto teve o seu início em 2017 em Cabo Verde, a primeira exposição foi feita lá, onde conseguimos juntar várias personalidades que trabalham no mundo de arte, desde gastronomia, pintura, música e entre outras obras criadas”, informou Sidney Cerqueira.
Acrescentou por outro lado que, os promotores do referido projeto, pretendem fazer o mesmo na Guiné-Bissau, realçando por outro lado que tendo em conta ao pouco apoio financeiro que se verifique no país, resolveram trabalhar nesta primeira fase, na pintura das imagens das personalidades musicais que levam a bandeira e a imagem do país, a outros cantos do mundo.
“Na segunda fase, vamos pintar as imagens das lendas que marcaram o desporto guineense”, disse o pintor
Segundo Sidney, o projeto terá a durabilidade de um ano, e tudo vai se depender do patrocínio das empresas e pessoas singulares, para sustentar a sua continuidade.