APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Artista Luís Levy Lima celebra “momento especial” da carreira com exposição “Djuntu” em Lisboa


  6 Septembre      77        Environnement/Eaux/Forêts (6451),

 

Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) – O artista Levy Lima inaugura no próximo dia 17 deste mês, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, a exposição “Djuntu” em que serão apresentadas a colecção “Músicos de Cabo Verde” e exposição individual “Tera Longi”.
Segundo uma nota informativa do CCCV, o título “Djuntu” (unido, ligado) foi escolhido pelo artista plástico para celebrar este momento especial na sua carreira e constitui uma das suas maiores exposições.
“É um evento com inauguração dupla, distribuído por dois andares, onde o artista apresenta a sua maior e mais célebre colecção de 16 retratos de Músicos de Cabo Verde no piso térreo e uma exposição individual de 10 obras originais “Téra Lonji” no piso superior do edifício. Uma situação rara e irrepetível, que vai ter lugar no dia 17 de Setembro de 2021 às 19:00 no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa”, lê-se na nota.
De acordo com o comunicado, “Téra” Lonji é uma exposição de nostalgia e de memórias motivadas pela distância imposta pela covid-19, a incerteza do futuro, a saudade da morabeza e um período difícil, “preso” em Lisboa, de muitos silêncios e frustração, de resiliência e superação, que mudaram muito o artista e a sua pintura.
Já a colecção Músicos de Cabo Verde, segundo a mesma fonte, é um evento único e sem precedentes e uma mostra de prestígio internacional, que pretende celebrar o património cultural cabo-verdiano e homenagear os grandes nomes da música.
A referida colecção, considera a nota, é uma verdadeira efeméride que assinala a conclusão da célebre colecção de Luís Levy Lima, que esteve desde 2017 à guarda do Hotel Pestana Trópico e que nunca havia saído do país.
Neste sentido, para finalizar o projecto com chave de ouro, aos já conhecidos retratos de Bana, Cesária Évora, Paulino Vieira, Lura, Ildo Lobo, Tito Paris, Mayra Andrade, Luís Morais, Manuel d’ Novas, Celina Pereira, Dino d’Santiago e Ferro Gaita, somam-se agora quatro novas obras originais do Humbertona, Elida Almeida, Armando Tito e Orlando Pantera feitas propositadamente para esta exposição, totalizando assim um grupo de 16 telas que, são, por conseguinte, a maior colecção do artista.
A exposição Téra Lonji estará patente até ao dia 17 de Outubro e a colecção Músicos de Cabo Verde manter-se-á no CCCV até ao dia 17 de Dezembro de 2021. As visitas estão abertas de segunda a sexta, das 10:00 às 17:00 com entrada gratuita.
Luis Levy Lima nasceu em Lisboa, Portugal em 1986. Cresceu numa família de artistas cabo-verdianos. Curiosamente, não queria ser pintor e licenciou-se em design gráfico pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
No entanto, suas actividades de pintura eram um “segredo bem guardado” que apenas seus amigos e parentes conheciam até que um dia a vontade de pintar se tornou mais forte do que qualquer outra coisa.
Desde então Luís Levy Lima estreou também várias exposições no Hotel Hilton, Assembleia Nacional de Cabo Verde, Bienal de Cerveira, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Fábrica Braço de Prata e várias outras galerias e instituições em Portugal e no estrangeiro.
Está presente em renomados museus, instituições e hotéis, por exemplo, Museu do Oriente (Lisboa), Embaixada de Cabo Verde em Portugal (Lisboa), Robinson Club Cabo Verde (Ilha do Sal) e Pestana Trópico Hotel (Praia, Cabo Verde).
Também retratou várias figuras famosas e as suas obras integram a colecção privada de personalidades como Madonna e Luís Represas.

Dans la même catégorie