ANP Le Gouverneur de Tahoua reçoit le prix remporté par le lutteur Noura Hassan ANP Assemblée générale élective de l’association régionale de football de Dosso « Abdou Boubacar dit Siddo réélu pour un mandat de quatre ans » MAP Dialogue national: Macky Sall va recevoir les 19 candidats à la présidentielle et les recalés lundi (officiel) MAP Trophée Hassan II/Coupe Lalla Meryem de golf: LL.AA.RR le Prince Moulay Rachid et la Princesse Lalla Meryem président la cérémonie de remise des prix MAP Abuja: La CEDEAO décide de lever des sanctions contre le Niger MAP Sénégal: Plusieurs personnes manifestent dans le calme à Dakar pour réclamer la tenue de la présidentielle MAP RDC: Trois morts dans une altercation entre la police et les Bena-Mwembia MAP Togo: Le président décale la date des élections législatives d’une semaine MAP Ligue des champions d’Afrique (Groupe B/5e journée): Victoire du Wydad de Casablanca sur Jwaneng Galaxy par 1 à 0 MAP Abuja: Sommet extraordinaire de la CEDEAO sur la situation politique et sécuritaire dans la région

Associação avisa que investimentos na agricultura e saúde são “fundamentais” travar despovoamento da Ribeira das Patas


  27 Novembre      39        Economie (20512), social (672),

 

Porto Novo, 27 Nov (Inforpress) – Os investimentos na agricultura e na saúde na Ribeira das Patas, no interior do município do Porto Novo, são “fundamentais para travar o despovoamento” desta localidade, que está a perder a sua população jovem.
O alerta partiu hoje do presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, que defendeu a “necessidade urgente” de o Governo avançar com os investimentos previstos para essa povoação nos domínios da agricultura e saúde.
Este responsável referiu-se, concretamente, ao projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, cujo arranque, lembrou, tem vindo a ser adiado nos últimos anos, avisando que a demora na implementação deste projecto está a contribuir para que esta povoação esteja a perder a sua população, designadamente jovem.
Segundo Arlindo Delgado, “se o Governo pensa realmente em investir na agricultura na Ribeira das Patas tem de ser agora antes que toda a mão de obra jovem saia dessa zona” em direcçãoàs ilhas do Sal e da Boa Vista.
Outro projecto “crucial” para reter as pessoas na Ribeira das Patas é a construção do centro de saúde, avançou o líder associativo, lembrando que a construção da infra-estrutura tem vindo a ser também adiada.
“Eu penso que estes dois projectos [o ordenamento da bacia e o centro de saúde] são fundamentais para travar o despovoamento da Ribeira das Patas, que está a perder a sua população, sobretudo os jovens”, notou Arlindo Delgado.
Em relação ao ano agrícola, este representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas disse que, a nível de sequeiro, a produção foi “nula” este ano.
Porém, o Ministério da Agricultura e Ambiente asseguoru, recentemente, que estão sendo ultimados os preparativos para o lançamento das obras de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas.
A Inforpress soube junto deste ministério que as condições estão a ser reunidas para o lançamento deste projecto ainda este ano ou nos princípios de 2024.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, assegurou à Inforpress que “o processo está bem encaminhado” e que se prepara, neste momento, para o lançamento do concurso para a realização dos investimentos na bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, designadamente na mobilização de água para agricultura.
Em relação ao centro de saúde, foi já lançado um novo concurso público para a construção desta infra-estrutura, que acontece quase um ano e meio depois do lançamento da primeira pedra desta obra.

Através do edital da Unidade de Gestão de Projectos Especiais do Ministério das Finanças, o Governo decidiu lançar novamente o concurso para a execução do centro de saúde da Ribeira das Patas, cuja primeira pedra foi lançada em Junho de 2022, num acto presidido pelo então ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

Dans la même catégorie