ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Associação de Músicos de Santiago quer levar “Primeira Aula de Música” a todas as escolas de Cabo Verde


  13 Mai      71        Musique (511),

 

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – A Associação de Músicos de Santiago pretende implementar a Primeira Aula de Música (PAM) e levar o projecto de educação musical a todas as escolas de Cabo Verde, revelou hoje o presidente da organização.
Elda Gonçalves deu esta informação, no âmbito da sua participação no webinar “Encontro de músicos e músicas” em prol do incremento e valorização do ensino da música, que acontece no final da tarde desta quarta-feira, através da plataforma zoom.
Em declarações à Inforpress, explicou que o projecto, que já existe desde 2008, visa uma intervenção lúdica e pedagógica ao nível do ensino da música, estabelecendo deste modo uma relação directa com a formação de públicos, contando valências formativas e performativas.
O projecto, segundo o presidente da Associação de Músicos de Santiago, foi desenvolvido com o maestro português José Rodrigues e, na sequência, serão realizados ainda formações para bandas municipais de Cabo Verde e um encontro internacional de jovens instrumentistas.
“Já estivemos com o Ministério da Cultura, esperamos a sua participação também no encontro desta quarta-feira para a socialização do projecto”, avançou o responsável, indicando que para levar o projecto a todas as ilhas será necessária uma intervenção do ministério, através da Bolsa de Acesso à Cultura com formação e capacitação dos professores para formatar um projecto com base científica.
Elda Gonçalves avançou que a ideia é envolver os agentes culturais de Cabo Verde, da Espanha, do Brasil e dos EUA que são especialistas nesta matéria e músicos, e capacita-los e torna-los professores dentro da comunidade, escola e nos diversos espaços onde possam ter oportunidade de existência de prática de música.
“Cabo Verde necessita urgente de um projecto de educação musical”, considerou este responsável, que defende uma melhor atenção a questão do ensino musical.
O PAM pretende congregar ao seu redor pessoas com formação no âmbito do ensino da música e demais práticas artísticas, com uma perspectiva musical, social e cultural diferente.
Objectiva a concretização de um projecto educativo capaz de contribuir para uma iniciação musical junto das crianças e públicos com quem trabalha, de forma eficaz, mas também contribuir para a formação de públicos, produzindo projectos originais com parceiros.
O encontro acontece em Portugal via web, contando com a participação de profissionais da área de educação musical de várias partes do mundo.

Dans la même catégorie