Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – A coordenadora do Programa 2024 da Saúde Mental disse hoje que aumento exponencial de transtornos mentais é maior causa de suicídio em Cabo Verde e no mundo, e alertou que o pedido de apoio é essencial para prevenção.
Christie Wahnon fez estas considerações em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para apresentação de um conjunto de actividades de sensibilização do mês da prevenção do suicídio, no âmbito do Ano da Saúde Mental.
Esta responsável afirmou que é preciso focar na prevenção e não nos números, ressaltando que estes são fundamentais, mas que o mais importante é trabalhar para reduzir esses números de casos de suicídio.
Realçou, neste particular, que o suicídio é um fenómeno multifactorial que tem várias causas e para combate-lo é preciso também de respostas de várias ordens para evitar mortes.
Para combater este fenómeno, avançou que o Governo vai apresentar ainda este ano, uma estratégia nacional de prevenção que vai trazer um conjunto de acções para colmatar esta situação.
Para comemorar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio o Ministério da Saúde vai promover um conjunto de actividades que inicia hoje a tarde com assinatura da primeira validação de protocolo de referência e contra-referencia de pessoas com transtornos mentais em Cabo Verde.
Christie Wahnon informou ainda, que nesta terça-feira, a zona do Platô vai acolher uma performance artística ligada à saúde mental, que visa sensibilizar as vendedeiras do mercado sobre os cuidados acerca deste tema, onde o encontro vai culminar com uma campanha de abraço.
Outras actividades a serem desenvolvidas ainda neste mês constam uma capacitação em psiquiatria e psicofarmacologia de médicos clínicos gerais, que acontece na ilha do Maio.
Na ilha de São Vicente, os profissionais de saúde que actuam na região do Barlavento vão ter uma acção de capacitação em saúde mental sobre as crianças e adolescentes. O mesmo deverá acontecer também na ilha do Fogo.
Até ao mês de Outubro, várias outras actividades serão realizadas em diferentes ilhas, nomeadamente Santo Antão, culminando com conversas abertas com diversos temas de suicídio e da saúde mental.
O acto central do Dia Internacional do Idoso, sob o lema “Saúde mental para a pessoa idosa envelhecer com dignidade e a importância de fortalecer os sistemas de cuidados e apoios dos mesmos em todo mundo”, acontece na Delegacia de Saúde de Santa Catarina, no dia 01 de Outubro.