ATOP la CoopNOA en conclave à Akpakpakpé ATOP des consultations ont réuni des étudiants handicapés de l’université de Kara et de Lomé ANP MSF appuie le ministère de la Santé Publique pour soutenir les populations de Madarounfa et Dan Issa (Maradi) MAP Ouverture à Marrakech de la 2ème édition du Gitex Africa MAP Élections générales en Afrique du Sud : Les protagonistes MAP Nairobi : ouverture des Assemblées annuelles 2024 de la BAD MAP Le président de la Commission de la CEDEAO plaide pour l’unité face à la menace de l’insécurité MAP Les Sud-africains votent dans l’espoir d’un changement ANGOP Mondial de Futsal : L’Angola croise l’Afghanistan lors de la première journée ANGOP Le Chef de l’État aborde la coopération économique avec la Turquie

Autarca de São Domingos entrega 20 casas a famílias carenciadas e promete mais para o ano


  31 Décembre      19        Société (45424),

 

Cidade da Praia, 31 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Domingos entregou esta segunda-feira,20 casas, sendo umas reabilitadas e outras construídas de raiz, a famílias carenciadas do município, num montante de cerca de 19 mil contos.
Em declarações à imprensa, Clemente Garcia disse que a entrega das novas habitações e outras, cujo início se prevê para meados do próximo ano, é o “cumprimento” de uma das promessas que havia feito quando se candidatou à presidência da câmara de São Domingos.
“O grande problema que deparámos no concelho, à semelhança de outros municípios, tem a ver com casas degradadas e, por isso, elegemos, como prioridade número um, contribuir para que as pessoas vivam com o mínimo de dignidade”, precisou, acrescentando que tem uma “ideia clara” sobre os problemas habitacionais que afectam os munícipes.
Prevê que até ao fim do mandato consiga reabilitar ou construir de raiz cerca de 300 casas, contemplando todas as localidades do município, o que para ele seria uma “grande meta”.
Relativamente ao perfil dos beneficiários, disse que são famílias carenciadas e mães chefes de família.
“Fazemos o levantamento sócio-económico das famílias a comprovar que, de facto, são pessoas que necessitam, e, partir daí, fizemos intervenção”, afirmou o autarca, indicando que as entregas feitas hoje, nomeadamente em Rui Vaz e Achada Loura, deixam a esperança a outras famílias de que também vão ser contempladas.
Helena Rocha Fernandes, mãe de cinco filhos, foi uma das beneficiadas com uma nova moradia e, por isso, não escondeu a sua alegria.
“Trata-se de uma casa bonita e que me vai proteger, juntamente com os meus filhos, da chuva e de outras intempéries”, congratulou-se Helena Fernandes.
A população de Achada Loura queixa-se da falta do emprego, mas o autarca local garante que, a partir de Janeiro, no quadro do programa de mitigação do mau ano agrícola, a edilidade vai criar mais postos de trabalho, com vista a apoiar as famílias.
A falta de água, tanto para o consumo humano, como para os animais é, também, um dos problemas com que as populações se deparam.
Clemente Garcia prometeu resolver esta crise, adiantado que o Governo, ciente do problema da água, tem previsto, no quadro do Orçamento do Estado para o próximo ano, a aquisição de mais oito camiões-cisterna para os diferentes municípios do interior de Santiago, para “reforçar o abastecimento da água em S. Domingos”.

Dans la même catégorie