Porto Inglês, 20 Nov (Inforpress) – A candidatura do PAICV às autárquicas de 01 de Dezembro na ilha do Maio lamentou, esta terça-feira, a saída de jovens da localidade de Barreiro e prometeu descentralizar o poder de Porto Inglês para a zona.
Durante o porta-a-porta realizado pela equipa de Valdino Rely Brito, no Barreiro, o candidato disse ter constatado no terreno a saída de jovens da localidade a que chamou de “migração forçada”, devido à falta de oportunidades.
“Barreiro, infelizmente tem ficado muito triste com a perda de jovens e a comunidade tem perdido força devido a esta migração não por vontade própria, mas sim forçada, deixando muitas famílias tristes”, reconheceu Rely Brito, destacando que a sua candidatura é alternativa, com “projectos claros” para a localidade.
Um dos aspetos a ter em conta, segundo a mesma fonte, é a descentralização de poder da cidade de Porto Inglês para Barreiro, no sentido de levar para a localidade serviços essenciais como o Balcão Único de Atendimento.
Com a perda de jovens, Rely Brito destacou que a população está cada vez mais envelhecida, pelo que entende ser necessário criar lares de idosos para prestar cuidados primários, mas também criar incentivos desportivos para motivar crianças.
“É preciso apostar em monitores para que as crianças ganhem gosto pelo desporto. Barreiro é conhecido pela paixão pelo desporto e queremos que o desporto aconteça o ano todo em todas as modalidades, juntamente com a agenda cultural da ilha”, assegurou.
Na ilha do Maio concorrem ao cargo para presidente da câmara municipal Valdino Rely Brito (PAICV) e Miguel Rosa (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.