Espargos, 22 Nov (Inforpress) – O candidato UCID às autárquicas de 01 de Dezembro no Sal denunciou hoje alegada “tentativa de cerceamento” da participação dos cidadãos no processo político e a “pressão que a candidatura do MpD têm colocado sobre os seus candidatos”.
Aldirley Gomes fez essas denúncias no balanço da primeira semana da campanha eleitoral para as eleições do próximo dia 01 de Dezembro.
Conforme o candidato, que concorre com o apoio da União Cabo-verdiana e Independente (UCID), a sua equipa tem observado uma “tentativa reiterada” de impedir os cidadãos de fazerem parte dos processos políticos, desde a impugnação do cabeça de lista da UCID para a assembleia municipal.
“Nós temos que chamar a atenção também pela pressão que a própria Câmara Municipal do Sal e o partido actualmente no poder têm colocado sobre os nossos candidatos, oferecendo benesses para não participarem do processo da campanha eleitoral”, denunciou.
Para a mesma fonte, a candidatura no poder tem procurado aquilo que chama de “tentativas de conflitos”, com colocação de cartazes em frente à sede da UCID.
“Todas essas questões demonstram que a democracia claramente está capturada com as instituições sem capacidade de fazer esse combate”, continuou.
Entretanto, apesar desse “desencontro”, Aldirley Gomes sublinhou que a sua mensagem tem estado a ser “muito bem acolhida” pelos cidadãos.
“Temos privilegiado um contacto de proximidade e estar sempre com os munícipes, esclarecendo e informando sobre aquilo que são as competências dos órgãos municipais e aquilo que poderiam estar a fazer e não tem sido feito”, continuou.
Tudo isto para fazer com que as pessoas, assinalou, possam, “de forma conscientemente”, analisar o que é realmente o estado de desenvolvimento da ilha do Sal.
“Nós vamos continuar nessa dinâmica, vamos iniciar nesta última semana um conjunto de comícios, mas não queremos falar de comícios festa, para nós o desenvolvimento é matéria de responsabilidade e de sobriedade”, concluiu.
Na ilha do Sal, concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal, Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.