MAP Le Mali suspend trois mois la diffusion de la chaîne en français TV5 Monde (officiel) AIB L’Etat -major général des forces armées salue la victoire de Iron Biby comme d’un encouragement au FDS MAP Addis-Abeba: Participation de l’Union Africaine des Promoteurs Immobiliers à la 1ere édition du Forum Africain de l’Urbanisme ANP Dosso accueille le 1er Conseil Syndical du mandat 2022-2025 du Syndicat National des Agents des Douanes Inforpress Óbito: Ministro da Agricultura destaca Miguel da Moura como um homem “forte e dedicado” que sempre transmitia confiança aos outros Inforpress Governo decreta dois dias de luto nacional pela morte do secretário de Estado da Economia Agrária Miguel da Moura Inforpress CPLP: Director da Acção Cultural diz que 35 milhões de pessoas não alfabetizadas exige políticas robustas e assertivas Inforpress São Vicente: Bombeiros municipais apetrechados com quatro viaturas no espaço de um mês AIP Le président Vladimir Poutine invite son gouvernement à envisager de restreindre les exportations d’uranium, de titane et de nickel MAP Kenya: les employés de l’Aviation suspendent leur grève

Aviação Civil/Governo reforça segurança no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira com novos equipamentos


  31 Mai      22        Securité (3185),

 

Bissau, 31 Mai 24 (ANG) – O Governo através do Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, anunciou a introdução de novos equipamentos visando o reforço de segurança no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

Para o efeito, o Embaixador da Republica Popular da China no país confirmou hoje o apoio em equipamentos de inspeção móvel para monitoramento de bagagens, objetos e drogas, no valor de três milhões de dólares, em resposta ao pedido formulado pelo Governo.
Os equipamentos, de acordo com Yang Renhou são capazes de detetar qualquer objeto dentro da bagagem, nomeadamente drogas e explosivos , e vão ajudar na elevação da capacidade de inspeção no Aeroporto Osvaldo Vieira e no combate ao crime organizado.

Renhou disse que a China vai assumir a responsabilidade de comprar e importar para Bissau esses equipamentos, bem como de instalar e fazer a manutenção dos mesmos.

O ministro dos Transportes, Telecomunicação e Economia Digital, José Carlos Esteves agradeceu ao Governo chinês pelo apoio que diz ser importante para reforçar a segurança, no quadro da reestruturação das instalações do aeroporto.

“Deparamos com muitas fraquezas com segurança aeroportuária, não só em termos de equipamentos, mas também de recursos humanos, e a própria infraestrutura para fazer face ao controlo do acesso ao aeroporto, revista das bagagens e dos passageiros e ainda da organização do acesso aos aeronaves e as suas seguranças”, frisou.

Esteves diz ser importante o controlo da fronteira aeronáutica para evitar a exportação do perigo para outros países, e que,por isso, renovou o seu agradecimento ao Governo Chinês. “O investimento que está a fazer servirá de segurança para outros países”, disse.

O ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital encoraja as autoridades da Aviação Civil a continuarem empenhados na correção do défice das infraestruturas e no sistema de triagem de bagagens para que o aeroporto possa funcionar eficientemente.

Disse que o futuro aeronáutico guineense passa pela formação dos quadros para que, depois da receção desses equipamentos, possam assumir um sistema quase perfeito e superar todas as dificuldades detetadas até aqui, em termos de segurança no aeroporto.

Falando sobre os equipamentos prometidos da parte da China para reforço da segurança no Aeroporto, o Presidente do Conselho de Administração da Agência da Aviação Civil, José António Có disse que o apoio da China chega em bom momento.

“A questão de segurança tradicional da aviação hoje em dia está confrontado com novos problemas, nomeadamente, trânsito de produtos proibidos e fiscais, associado a droga”, indicou José António Có, para quem o apoio da China vai permitir não só o reforço de segurança, mas também o combate ao trânsito de drogas.

Dans la même catégorie