ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H

Bastonário da Ordem dos Médicos chama atenção para as desigualdades sociais a nível da saúde


  8 Avril      30        Santé (15315),

 

Praia, 08, Abr, (Inforpress)- O Bastonário da Ordem dos Médicos, Danielson da Veiga, chamou hoje atenção para as desigualdades sociais a nível da saúde e pediu um olhar mais “humano e justo” às classes mais pobres.

Danielson da Veiga fez estas declarações à Imprensa, no âmbito das actividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, realizadas pela Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, sob o lema “Construindo um mundo mais justo e saudável”.

O Bastonário defendeu que todo o ser humano deve ter direitos à saúde, “independentemente da sua “nacionalidade, crença ou classe social”, sustentando que é “necessário haver uma politica de apoio aos grupos com menos condições”.

Danielson Veiga apelou ao esforço “unânime”, no sentido de criar um mundo mais justo e mais saudável para todos os seres humanos.

Falando dos médicos, o responsável entende que é preciso “focar mais” no investimento, na formação dos médicos cabo-verdianos, na tecnologia e na criação de politicas que atraiam as pessoas a virem a Cabo Verde”, sobretudo, reformas da carreira médica e o uso de politicas de fixação de especialistas, sobretudo, nas periferias.

Relativamente à pandemia da Covid-19, destacou o comportamento da maioria dos cabo-verdianos, considerando que houve uma “reacção mista”, tendo a maioria das pessoas comportado e adoptadas as regras e outras não.

A mesma fonte destacou ainda o contributo e a envolvência da Ordem dos Médicos no combate à pandemia da Covid-19.

No que toca às experiencias vividas pelos profissionais de saúde em tempo de pandemia, Veiga precisou que houve necessidade de um “treinamento e conhecimento” da doença, considerada epidemiológica, altamente contagiosa e que exigiu uma abordagem “totalmente diferente” das já conhecidas, mas que entretanto após um ano, defendeu, a classe médica “aprendeu muito e houve uma resposta razoável”, concluiu.

CS/JMV

Inforpress/JMV

Dans la même catégorie