AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo

Bastonário dos OACV desafia advogados a seguirem as novas tendências para o fortalecimento da profissão


  20 Mai      37        Politique (25166),

 

Cidade da Praia, 20 Mai (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Hernani Soares, destacou quarta-feira a importância dos advogados nas estruturas da justiça e desafiou os mesmos a seguirem as novas tendências para uma advocacia “mais forte”.

O bastonário da OACV lançou este repto durante a sua intervenção na cerimónia de encerramento da conferência sobre “Direito à Diversidade enquanto factor de Inclusão”, organizada pela Comissão de Diversidade e Inclusão da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (FALP), em parceria com a OACV, no âmbito do programa de comemoração do Dia do Advogado em Cabo Verde celebrado a 19 de Maio.

Hernani Soares destacou a importância da data, que considera ser um dia que serve de reflexão não só para os advogados, mas também para a sociedade cabo-verdiana, realçando que sem advogados a sociedade “não terá a sua liberdade que tanto preza”.

Lembrou que no passado mês de Dezembro, a OACV completou 20 anos de existência, salientando que esses 20 anos de crescimento demonstram uma idade em que a própria organização profissional já atingiu uma certa maturidade, mas também maiores responsabilidades e exigências tanto para a própria instituição como para os seus membros.

“O dia 19 de Maio é um dia em que devemos pensar que sem a existência dos advogados a justiça não pode ser feita”, afirmou, destacando a importância do advogado na estrutura da justiça e que sem a classe não é possível fazer-se o exercício pleno dos direitos, liberdades e garantias.

Para este responsável, o dia reforça a necessidade de haver uma maior intervenção dos advogados na sua própria estrutura organizativa profissional, defendendo a importância da mudança de comportamento dos mesmos para que se possam adaptar às novas tendências da sociedade pós-moderna.

“Peço a todos os advogados para continuarem nesta luta incansável no respeito e reconhecimento para uma advocacia forte, que é sinonimo de uma sociedade melhor protegida e para que a sua herança perdure em prol das liberdades, mesmo em tempos difíceis”, apelou.

A Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV) é uma associação pública de licenciados em Direito, que em conformidade com os preceitos dos respectivos estatutos e demais disposições legais aplicáveis exercem a advocacia.

A OACV foi criada pelo Decreto-Lei 51/2000 de 04 de Dezembro que, considerando que o  Instituto do Patrocínio e Assistência Judiciários (IPAJ) embora tendo constituído um marco importante na história da actividade advocacítica já não respondia às exigências actuais e aos anseios da classe.

Os estatutos que regem a OACV foram aprovados pela Lei n.º 91/VI/2006 de 09 de Janeiro, constituindo uma lei especial, com assento constitucional nas normas do art.º 229 da Constituição da Republica de Cabo Verde.

A OACV tem cerca de 600 membros e é uma instituição prestigiada, dotada de boas instalações em pleno centro da capital do país, onde funciona a sua sede remodelada desde Fevereiro de 2004, herdadas do extinto IPAJ.

Dans la même catégorie