MAP Dakhla: la Marine Royale porte assistance à 85 candidats à la migration irrégulière MAP Dakhla: Des diplomates africains prospectent les potentialités économiques de la région ANG Cultura/Organização “TOP GB Internacional” pede apoio do Estado para representante o país em diferentes concursos de Miss internacionais ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances

Biblioteca Nacional recebe 1.500 livros para “reforço e relançamento” do Plano Nacional de Leitura


  22 Août      28        Arts & Cultures (3082), Livres (386),

 

Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) – O   Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (IBNCV) recebeu hoje da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), do Brasil, 1.500 livros para o “reforço e relançamento” do Plano Nacional de Leitura.

Trata-se de, de acordo com uma nota enviada à Inforpress, de uma iniciativa enquadrada no âmbito do reforço das capacidades da Biblioteca Nacional de Cabo Verde em matéria de biblioteconomia e arquivístico, acordado com a Fundação Joaquim Nabuco, instituição brasileira executora do projecto, e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Em declarações à imprensa, antes de presidir o acto de entrega, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, apontou que a doação possibilita a criação de “nichos de leituras” nas escolas e para o reforço dos acervos das bibliotecas municipais e escolares.

doação reforça a relação do Brasil e faz com que nós possamos ter outro poder de alcance para ajudar as escolas no sentido de reforçar e relançar o Plano Nacional de Leitura, liderado pelo Ministério da Cultura”, acrescentou.

Para o governante, a disponibilidade de livros e de materiais pedagógicos a partir das bibliotecas escolares é “fundamental” para que os alunos tenham acesso à literatura, de modo a promover a literacia nas escolas cabo-verdianas.

Por sua vez, a curadora da Biblioteca Nacional, Matilde dos Santos, disse que a doação vai reforçar as capacidades das bibliotecas escolares e que consequentemente será uma “mais-valia” para o Plano Nacional de Leitura (PNL).

Por outro lado, acrescentou a responsável, vai reforçar o acervo da Biblioteca Nacional, que, conforme informou, conta com mais de 60 mil livros e em constante renovação, “tendo em conta que todos os dias são lançadas novas obras”.

“Estamos em constante renovação, a acompanhar a nível nacional e internacional as publicações que vão saindo no âmbito da literatura e em várias áreas do saber. Daí essa necessidade de cooperação para reforçar as nossas necessidades”, precisou.

Por isso, avançou que o maior desafio do IBNCV é continuar a arranjar parceria para aumentar o acervo de livros disponíveis para o Plano Nacional de Leitura, assim como a implementação do projeto “Mochila de Livros”, no início do próximo ano letivo.

O embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto Júnior, por seu lado, informou que a doação obtém mais de 110 títulos publicados pela Editora Massangana, que conta mais de 70 anos a editar livros de interesses para cultura do Brasil.

Os livros e as publicações da Editora Massangana são uma doação da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) ao Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, cuja colecção “Travessias – para se ler o Mundo” foram oferecidos aos dirigentes das escolas presentes no evento.

O Plano Nacional de Leitura, criado em 2017, é uma iniciativa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Ministério da Educação e visa apresentar um conjunto de estratégias e acções, para aumentar os níveis de literacia e os hábitos de leitura e escrita no País.

Dans la même catégorie