AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Bissau acolhe Fórum sub-regional juvenil em 2022


  29 Novembre      77        Société (44866),

 

Bissau, 29 nov 21 (ANG) – A Guiné-Bissau acolhe no próximo ano, o Fórum sub-regional da Juventude sobre a Participação Política, Desenvolvimento Sustentável e Dividendo Demográfico.

A propósito, o Fórum Nacional da Juventude e População realizou cinco sessões de pré-conferências nacionais para reforçar as capacidades dos jovens em termos de conhecimento sobre temas que serão objectos de discussão e abordagem no referido Fórum, à decorrer em Bissau, no primeiro trimestre de 2022.

Nessas sessões, os participantes debateram temas ligados a problemática de casamento precoce e Violência Baseado no género e os seus contornos na saúde, educação e emancipação social dos jovens raparigas e adolescentes, o papel da sociedade no seu combate.

A mutilação Genital Feminina e suas consequências na saúde sexual reprodutiva, o planeamento Familiar e métodos contraccetivos – as suas vantagens na promoção de saúde sexual reprodutiva,(prevenção da gravidez precoce/ indesejada e VIH/ SIDA), foram outros temas destacadas no evento.

A quinta e última sessão de pré-conferência nacionais, que juntou 25 delegados adolescentes e jovens do Sector Autónomo de Bissau, Bolama e sector de Bubaque, que decorreu este fim de semana em Bissau, sob o lema: “ Dar a voz à Juventude”, com apoio financeiro e técnico do Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA).

Ao presidir a abertura dos trabalhos, em representação da UNFPA na Guiné-Bissau, Ana Leonie Lopes exortou os jovens para aproveitarem a oportunidade para debater e refletir sobre os principais problemas que os afectam , trocar experiências e ideias para, em conjunto, estabelecer estratégias que permitem chegar à soluções sustentáveis.

Ana Lopes salientou que lidar com situações dos jovens é primordial para alcançar um desenvolvimento sustentável e de longo prazo, graças ao papel critico que desempenham no desenvolvimento social e economico.

Acrescentou que o bem estar dos jovens requer a elaboração de politicas e programas que levam em consideração todo o seu percurso de vida, o contexto da sua vivência e o respeito, proteção promoção dos seus direitos.

Ana Leonie Lopes disse que na Guiné-Bissau os jovens enfrentam uma série de desafios com impacto adversos, tais como altas taxas de casamento infantil, de natalidade em adolesentes, de gravidez precoce,, saúde debilitada incluindo a saúde sexual reprodutiva, aumento de gravidez indesejadas e falta de oportunidade de formação .

Reiterou a vontade de trabalhar para criar um ambiente em que os jovens sintam confiante e esperançados de que são capazes de ter o controlo do seu futuro.

O Secretário Executivo do Fórum Nacional da Juventude e População FNJP Baite Badjana disse ter se percebido, ao longo dos quatro pré-conferências realizadas na regiões da Bafatá, sector de Buba, região de Quinará, Mansoa, região de Oio e Canchungo, região de Cacheu, que os jovens continuam a ter dificuldades relativamente às informações que lhes garantam uma vida sexual responsavel.

Acrescentou que mesmo que alguns tenham conhecimento da existência de uma estrutura sanitária onde podem receber informações que lhes orientam para terem uma vida sexual responsável não conseguem devido a distância que há entre as comunidades e os centros de saúde.

“Toda essa situação não contribui para uma boa saúde sexual reprodutiva, para promoção do direito à saúde sexual dos jovens e muito menos na redução de casamento precoce, com maior incidência nas regiões de Quinará e Tombali”, disse o Secretário do FNJP.

Baite Badjana pediu mais abordagens sobre essas questões, por serem assuntos ligados a cultura,portanto, difíceis de abolir.

Dans la même catégorie