MAP Le Botswana participe aux Relais mondiaux d’athlétisme prévus les 4 et 5 mai aux Bahamas MAP Le Haut-Commissaire de l’ONU aux droits de l’Homme appelle à mettre fin au conflit au Soudan MAP Réchauffement climatique: la Zambie interdit la production de charbon de bois dans certains districts AIP CAF 2024: Le commissaire général Franck Kié favorable à une sécurisation de l’espace numérique africain face aux cyber attaques AIP REVUE DE PRESSE: La présidentielle 2025 et divers autres sujets à la Une des journaux AIP La Côte d’Ivoire et l’UE font le bilan de l’accord de partenariat dans le domaine de la pêche 2018-2024 AIP La FAO forme des acteurs de la pêche sur la valorisation des sachets plastiques APS SENEGAL-MAROC-SPORTS-CULTURE / Rabat hôte d’une rencontre amicale de breaking, mercredi APS SENEGAL-MEDIAS / D’anciens travailleurs de l’APS mettent sur pied une association APS SENEGAL-FRANCE-PATRIMOINE / Des instructions du chef de l’Etat pour arrêter la vente aux enchères de la bibliothèques de Léopold Sédar Senghor (ambassadeur)

Boa Vista: Tocador de violão Pedro Magala homenageado em noite musical “Sol d´nha violão”


  24 Juin      93        Arts & Cultures (3039), Musique (511),

 

Sal Rei, 24 Jun (Inforpress) – O tocador de violão boa-vistense Pedro Mangala foi homenageado na noite de quinta-feira, durante o evento “Sol d´nha violão”, em João Galego, Boa Vista, onde a autarquia entregou-lhe um troféu de reconhecimento do seu contributo à cultura cabo-verdiana.

Enquadrado nas festividades da festa de São João Batista, a zona de João Galego acolheu entre outras actividades desportivas e tradicionais, que culminou numa noite de música e teatro para homenagear Pedro Magala.

O homenageado, sentado numa cadeira e com a serenidade que o caracteriza, dedilhou algumas notas no seu violão que fez o público apreciar as sonoridades da música tradicional cabo-verdiana.

“Sinto-me feliz por esta grande homenagem. Agora desejo saúde e vida, mas sinto-me satisfeito com esta iniciativa”, afirmou Magala que aos 75 anos concretizou o sonho de uma vida com o lançamento de “Bordão de nha violão”.

Entretanto, o músico adiantou que tem em carteira outros temas que já poderiam ter sido gravados num outro trabalho discográfico, mas que devido à pandemia ainda não conseguiu concretizar.

“Tenho ideia de um colocar no mercado com o apoio da câmara e do Ministério de Cultura, creio que este dia vai chegar”, perspectivou, lamentando, entretanto, o desinteresse dos jovens em aprender para dar continuidade à música e cultura cabo-verdiana de tocar violão.

Observou que a música é um “grande valor” da cultura cabo-verdiana, daí que reiterou que gostaria de ainda conseguir passar aos jovens este conhecimento.

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista justificou a homenagem pelo facto de Pedro Magala ser uma “figura conhecida a nível nacional e internacional”, um homem que “tocou, fez música, e pertenceu a grandes grupos da cultura cabo-verdiana”.

“Sendo uma figura nativa desta ilha quisemos reconhecer o contributo cultural que deu a Boa Vista e ao país”, disse Cláudio Mendonça, enaltecendo que não poderia haver outra forma de homenagear Pedro Magala senão durante um evento musical, sobretudo em festa de São João Batista, em João Galego, na localidade onde vive.

O autarca destacou esta homenagem em vida para reconhecer o contributo de Magala e cultivar nos mais jovens a importância de dar continuidade aos ensinamentos de violão, pois “é preciso marcar o que existe, perpetuá-lo para o futuro, demonstrando que fazem parte dos valores da vida”.

Dans la même catégorie