MAP Éboulement au Cameroun: le bilan passe à 12 morts ANP Diffa : AJUPE sensibilise sur l’impact des conflits armés sur l’environnement MAP Sénégal: ouverture d’une enquête sur le décès d’un ancien ministre des finances à Paris MAP Le Burkina va rétablir la peine de mort (ministre) MAP M. Bourita s’entretient à Sotchi avec le ministre russe des Affaires étrangères ANP Super ligue 2024-2025 : La FENIFOOT signe une convention de partenariat avec la RTN pour la retransmission en direct des matchs ANP La Vision de SM le Roi et les Initiatives Royales pour l’Afrique mises en avant à Sotchi par M. Bourita MAP La voix de l’Afrique à l’international « doit être écoutée et respectée » (M. Bourita) ANP Le DNPGCA forme des enquêteurs sur la collecte des données sur la sécurité alimentaire des ménages à Diffa MAP Les afro-députés planchent sur la finance durable, la préparation aux catastrophes et la croissance industrielle

Brava: Formação para capacitação de árbitros de futsal arranca com 22 inscritos


  17 Octobre      39        Sport (13745),

 

Nova Sintra, 17 Out (Inforpress) – A Brava acolhe, a partir de hoje, uma acção de formação de árbitros de futsal de acordo com as novas regras da FIFA, iniciativa considerada o “pontapé de saída” para que a ilha tenha representantes a nível nacional.
Na abertura da formação de cinco dias, o formador Rildo Tavares salientou que o objectivo é compartilhar com os formandos as novas regras da modalidade, nomeadamente técnicas e tácticas de arbitragem.
Segundo a mesma fonte, o futsal em Cabo Verde tem tido uma “grande evolução” e por isso, considerou, há que se estar sempre a “evoluir e não regredir”.
“Com as novas alterações a Brava mostrou todo o interesse e eu estou aqui para acompanhar-lhes e espero que, à semelhança do que tem vindo a acontecer, um pouco por todo o país, os jovens adiram a esse projecto. Tenho a certeza que nós iremos embora com a consciência que a ilha está a acompanhar as novas evoluções”, sublinhou.
Entretanto, Rildo Tavares salientou que já foram feitas duas competições a nível nacional, tendo lamentado a não participação dos árbitros da Brava porque constatou que necessitavam de uma “reciclagem”.
“Acreditamos que a partir de agora com o trabalho que vai ser feito nesta formação, teremos árbitros da Brava presentes nas próximas competições nacionais”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, interveio solicitando “máxima” adesão por parte dos jovens, para que a ilha tenha uma quantidade suficiente de árbitros formados e que no futuro possa ter uma competição oficial, na ilha.
“Esta formação é fundamental, sem ela não seria possível avançar com o projecto de realizar competições a nível local de futsal. A partir de agora, penso que teremos representantes nas provas nacionais”, reforçou.
Por seu turno, Herculano Gomes, um dos inscritos no curso, assegurou que esta formação vai ajudar-lhes a conhecer as regras, visto que, antes era “futebolinho”, mas agora é futsal e as regras são totalmente diferentes.
“É para dar o nosso contributo no futsal aqui na Brava, ultimamente a modalidade tem estado a crescer e nós estamos a sentir que temos falta de árbitros, por isso, considero de extrema importância o conhecimento das regras”, finalizou.

Dans la même catégorie