MAP La Côte d’Ivoire se dote d’un Plan d’Alerte Enlèvement des enfants APS Sénégal: Serigne Mbaye Thiam nommé envoyé et conseiller de haut niveau du Partenariat mondial pour l’Education APS Sénégal: L’ANSD engagée pour une meilleure prise en compte des données statistiques Inforpress São Nicolau: Ministro diz que redução de 40% nas tarifas estimulará visita de turistas à ilha Inforpress São Vicente: Estado pretende ajudar produtores a melhorarem condições das unidades de exploração – governante Inforpress Supremo Tribunal da Justiça com redução de pendências processuais em 35% Inforpress Xadrez: Cabo Verde defronta Gana no open e Costa do Marfim em feminino ANG Ensino/Governo e parceiros assinam pacto para melhoramento do setor ANG Tráfico de Drogas/Diretor-geral de PJ enaltece contribuição da Guiné-Bissau na luta mundial contra criminalidade organizada ANG Tráfico de drogas/ »Nações Unidas promete dar todo apoio para sucesso de investigação relacionada com a droga apreendida no país », diz Ana Cristina Andrade

BVC já conta com um título sustentável na congénere do Luxemburgo Sustainable Exchange (LuxSE)


  22 Novembre      59        Economie (22170),

 

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) já conta, desde 14 de Novembro, com um título sustentável, emitido pelo International investment bank (iibCV), listado na congénere do Luxemburgo Sustainable Exchange (LuxSE).
Esta primeira Listagem Dupla (Dual Listing) de uma Emissão Obrigacionista Sustentável se trata do título iib Marine and Ocean-based Blue Bond Série D – 4% 2023 | 2028, um instrumento financeiro pioneiro emitido pelo Internacional investment bank.
Em declaração à imprensa, o presidente da BVC, Miguel Monteiro, disse que doravante qualquer emissão feita em Cabo Verde de um título sustentável passa a ter a visibilidade de um mercado internacional, como sendo o Luxemburgo, “que é a principal praça financeiros em termos de títulos sustentáveis a nível mundial”.
“Estamos aqui a ajudar que as empresas, os municípios ou mesmo o Governo possa ter aqui um espaço para ter notoriedade das emissões que fazem”, notou Miguel Monteiro, enaltecendo a “capacidade” do iibCV de ser a primeira instituição a cumprir os critérios.
“Fê-lo muito bem e o resultado é que desde 14 de Novembro temos as Blue Bonde emitidas pelo IibCV, listadas tanto em Cabo Verde como no Luxemburgo”, precisou aquele responsável, apontando que a ideia é que haja investidores internacionais na BVC.
Do lado do Luxemburgo, esclareceu que existe a notoriedade e a visibilidade do título emitido, sendo que, conforme frisou Miguel Monteiro, os negócios vão acontecer na Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Miguel Monteiro considerou, entretanto, que esse facto representa um marco “histórico” da jornada de Cabo Verde rumo ao desenvolvimento sustentável e à excelência nos mercados financeiros.
O presidente da Comissão Executiva do iibCV, Francisco José Ferreira, considerou que a emissão do “iib Blue Bond” na Bolsa do Luxemburgo marca “significativamente” a posição da instituição na vanguarda da evolução e da inovação dos mercados de capitais em Cabo Verde.
A Blue Bond (Obrigações Azuis de Cabo Verde) foi desenvolvida pela Bolsa de Valores de Cabo Verde, através da plataforma Blu-X, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
As Obrigações Azuis denominadas iib Marine and Ocean-based Blue Bonds, têm como objectivo possibilitar o financiamento de projectos estruturais, bem como o desenvolvimento e inclusão financeira de pequenos empreendedores em comunidades costeiras

Dans la même catégorie