Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – Cabo Verde irá acolher nos dias 12 e 13 de Outubro a oitava edição do Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO, que visa promover soluções de energia sustentável e catalisar o desenvolvimento socioeconómico na região da África Ocidental.
Estas informações foram avançadas à Inforpress pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) que está a apoiar o Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC) na organização do referido fórum, que terá lugar na cidade da Praia.
De acordo com a ALER, o tema deste ano centra-se na promoção da energia sustentável na região e reunirá “importantes decisores”, incluindo políticos, líderes da indústria e especialistas de renome mundial para deliberar sobre os desafios e oportunidades energéticas prementes na região.
O Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO (ESEF) vai promover ainda a colaboração de todos os ‘stakeholders’ com vista a assegurar discussões “abrangentes e bem fundamentadas” que conduzam a resultados.
O fórum está sendo organizado em paralelo com a Semana de Transição Energética da África Ocidental e com a 4ª edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Cabo Verde (FIEREE), a decorrer de 12 a 14 de Outubro de 2023, organizada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde.
O ESEF é um evento fundamental que visa promover soluções de energia sustentável e catalisar o desenvolvimento socioeconómico em toda a região da África Ocidental, e durantes estes últimos anos estabeleceu-se como principal evento de energia na África Ocidental, atraindo um vasto leque de ‘stakeholders’ de todo o mundo.
Entre os diferentes objectivos do fórum, destacam-se a promoção de progressos concretos na concretização dos objectivos energéticos sustentáveis da região, apresentação e facilitação de oportunidades de investimento no sector da energia sustentável da região.
De acordo com a mesma fonte, constitui também um dos objectivos fornecer uma plataforma para o trabalho em rede e melhorar o cenário político e regulatório para o investimento no setor privado, por meio do envolvimento entre os decisores políticos da CEDEAO, os atores do setor privado regional e internacional, e as instituições financeiras.
No ano passado, o evento teve lugar em Abuja (Nigéria), no qual o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, representou Cabo Verde e partilhou a experiência do País, particularmente, no seu percurso de transição energética, nomeadamente, na criação de políticas para o sector e os investimentos que o Governo tem feito nesta área para o desenvolvimento e promoção das energias renováveis e da mobilidade elétrica do país.