MAP Trois nouveaux pays africains lancent la vaccination contre le paludisme AIP Amnesty international salue l’évolution des textes de défense des droits de l’Homme en Côte d’Ivoire ANP Clôture de la 11ème Edition du Forum sur les droits et inclusions numériques à Accra AIB Burkina : Le premier ministre en visite de travail et d’amitié en Iran du 24 avril au 1er mai APS SENEGAL-SANTE / Des guides pour enseignants destinés à la détection précoce des troubles visuels chez les élèves APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT / Curage des réseaux : l’ONAS fait le point des opérations pré-hivernales à Dakar APS SENEGAL-MEDIAS-SOCIETE / Alioune Sall s’imprègne de la situation de l’APS APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / Lutte contre le paludisme : vers le déploiement de deux nouveaux vaccins sur le continent africain APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / L’OMS évoque la nécessité d’assurer une ”prestation continue et équitable” des services de lutte antipaludique ATOP Le FDR à la conquête de l’électorat dans le Vo

Cabo Verde celebra Dia da Liberdade e da Democracia com sessão solene e outras actividades


  13 Janvier      39        Politique (25370),

 

Cidade da Praia, 13 Jan (Inforpress) – Cabo Verde celebra hoje, pela quarta vez consecutiva, o 13 de janeiro, Dia da Liberdade e Democracia, com uma sessão solene especial no parlamento e outras actividades um pouco por todo o país.
O 13 de Janeiro, que já é feriado nacional, é a data em que, pela primeira vez, em 1991, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 16 anos em regime de partido único.
As primeiras eleições multipartidárias no arquipélago, realizadas em 1991, foram ganhas pelo Movimento para a Democracia (MpD), partido que regressou em 2016 ao poder após 15 anos na oposição.
A lei que estabelece a sessão parlamentar foi proposta pelo MpD e aprovada com votos a favor desse mesmo partido e contra do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) e abstenção da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição).
Tal como o 05 de Julho, dia da Independência Nacional, o 13 de Janeiro passou assim a ser assinalado com uma sessão solene na Assembleia Nacional, aberta ao público e transmitida integralmente pela televisão e rádio públicas.
O acto a ser realizado na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, contará com a presença das mais altas entidades do Estado, será presidido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, mas vão ainda usar da palavra o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e os representantes dos partidos com assento parlamentar.
Além da sessão solene, os 29 anos da democracia e da liberdade vão ser assinalados com várias outras actividades no país e na diáspora cabo-verdiana.
A Presidência da República vai iniciar uma série de actividades enquadradas na tradicional “Semana da República”, que vai até 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, em que se assinala mais um aniversário do assassínio de Amílcar Cabral.
A Câmara Municipal da Praia vai realizar a tradicional Corrida de Liberdade, que este ano terá como padrinho o antigo jogador de futebol e capitão do Sport Lisboa e Benfica, Luisão.
Este ano, participam na Corrida de Liberdade atletas do Senegal e de Portugal, mas também da diáspora, nomeadamente França, Portugal, Estados Unidos, entre outros.

Dans la même catégorie