ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech

Cabo Verde e EUA reforçam parceria nos sectores da economia, defesa e segurança


  31 Mars      87        Economie (20815),

 

 

Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) – Cabo Verde e Estados Unidos da América assinaram terça-feira um acordo para implementar o regime FATCA, de combate à evasão fiscal, e reforçaram a parceria estratégica no domínio da defesa e segurança, educação, económico e de partilha de informações.

O acordo foi rubricado pelo Secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, e pelo embaixador dos EUA em Cabo Verde, Jeff Daigle, após o encontro para o terceiro Diálogo de Parceria entres os dois países e que contou com a participação do vice secretario adjunto no Gabinete de Assuntos Africanos do Governo norte-americano, Michael Gonzalez.

Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, afirmou que o acordo rubricado visa o reforço do cumprimento fiscal com a implementação do FATCA (Foreign Account Tax Compliance Act), que prevê a comunicação interna e a troca automática de informações entre as instituições financeiras dos dois países, no quadro dos esforços para aumentar a transparência fiscal internacional.

“Qualquer pessoa que seja cidadão americano e abrir uma conta em Cabo Verde terá todas as suas informações partilhadas, isso para evitar a invasão fiscal. Desta forma, o governo americano terá acesso às informações e actuar no caso de evasão discal”, disse.

Segundo o governante, o diálogo de parceria serviu para o fortalecimento dos laços de cooperação abrangendo várias áreas, entre elas, a do sector da economia, educação, defesa e segurança, e partilha de informações.

O embaixador dos EUA em Cabo Verde, Jeff Daigle, adiantou que os dois países concordaram, neste terceiro diálogo de parceria, trabalhar juntos para aumentar oportunidades para as mulheres nos desafios à mudança climática e segurança cibernética, assim como na promoção do comércio e investimentos.

“O acordo assinado fortalece os laços entre os nossos países no sector financeiro, contribuindo assim para a melhoria da transparência fiscal internacional”, disse, afirmando que com este acordo Cabo Verde junta-se a mais de 110 outras jurisdições que possuem parceira com os EUA neste domínio.

Jeff Daigle realçou ainda que EUA e Cabo Verde compartilham “metas ambiciosas” para enfrentar as mudanças climáticas e aumentar o desenvolvimento da energia limpa, colocando o foco na redução de gases de efeito estufa e na obtenção de zero emissões até 2050.

No âmbito do sector educativo, o diplomata americano avançou que pretendem criar o programa de Micro Cursos de Acesso ao Inglês, no instituto de Língua Inglesa da ilha do Sal, sob a direcção de Salazar Amaru, destinado aos jovens.

Ainda no âmbito do terceiro diálogo, foi debatido o reforço das parcerias no sector da educação, com priorização ao ensino da língua inglesa, com as universidades e instituições dos dois países, assim como a manifestação do interesse de Cabo Verde em transformar-se numa plataforma de Ensino Superior e de cursos especializados na África Ocidental.

No sector da defesa e segurança, os dois países reafirmaram o desejo de aprimorar a parceira estratégia, comprometendo-se ambos os Estados em trabalhar um memorando de entendimento neste domínio, assim como apoio para a reforma do sector de segurança e Forcas Armadas.

No que respeita à partilha de informações e segurança na fronteira, as partes comprometeram-se em disponibilizar recursos para ajudar na salvaguarda das fronteiras de Cabo Verde e melhorar a partilha de informações, visando garantir uma maior protecção nas áreas de transporte e comércio.

Dans la même catégorie