MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan

Cabo Verde está a reunir condições para realização de controlo e protecção dos cavalos de competição – ministro


  25 Mai      59        Sport (12593),

 

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, afirmou hoje que o executivo está a preparar para que “muito rapidamente” Cabo Verde tenha condições para o controlo e protecção dos cavalos.

Carlos Monteiro que presidia à formação para o controlo de dopagem em animais (cavalos) a realizar na Cidade da Praia vem na sequência do compromisso assumido pelo Governo de Cabo Verde em criar todas as condições humanas, técnicas e financeiras para que, brevemente, Cabo Verde possa realizar controlos de dopagem em animais de competição (cavalos).

Com isso, avançou o governante, vai ser criado um sistema de licença para a realização de corridas que será renovada temporariamente e que, quem não garantir as condições de protecção do animal, de realização de teste antidopagem, poderá perder essa licença, deixando assim de realizar a corrida no ano posterior.

“Pode parecer algo reactivo por ter acontecido a morte dos cavalos na ilha do Fogo, mas devemos ver isso também como um todo. Ainda há pouco tempo estava a ver um artigo da morte de 22 cavalos nos Estados Unidos só num único hipódromo para se perceber que o controlo antidopagem nas corridas de cavalos é um desafio mundial e não só de Cabo verde e diáspora”, precisou.

No entanto, esta formação, de acordo com o ministro, é mais um passo “fundamental” na luta contra a dopagem de animais em Cabo Verde, tendo destacado a importância de tratar do controlo antidopagem nos animais.

“Porque o País tem a tradição de realizar as corridas de cavalos e sabemos da importância que tem nomeadamente até para economia local das localidades onde se tem esta tradição, mas também para o bem-estar dos animais”, sintetizou Monteiro.

Segundo Carlos Monteiro, o principal desafio é conseguir controlar e proteger os animais, mas a seu ver há que também trabalhar na protecção do jóquei e, depois, na protecção da própria competição para que se possa ter uma competição “limpa, saudável”.

De acordo com o ministro, adoptar a Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV) de condições humanas, financeiras e logísticas para que possa realizar testes em cavalos vai ser um investimento “muito forte” por parte do Governo.

“E nós queremos estar na linha da frente aqui na nossa sub-região e contribuir dando o exemplo, criando um sistema que seja competitivo a nível da corrida de cavalos, mas sempre competição limpa e para isso pretendemos realizar o controlo antidopagem não só nas corridas, mas conseguir ter a capacidade humana, material e financeira de realizar controlos fora da competição que também é muito importante”, reforçou.

Por seu lado, o presidente da Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV), Emanuel Passos, avançou que esta formação surgiu da necessidade de dar resposta a um problema “real e urgente” aqui em Cabo Verde que é o controlo de dopagem durante as corridas de cavalos.
As recentes mortes dos cavalos na ilha do Fogo, prosseguiu, obrigaram a organização a antecipar um objectivo que tinha previsto para daqui a dois anos, o controlo de dopagem em animais, uma vez que não reuniam, na altura, as condições de respostas.

De acordo com Emanuel Passos, Cabo Verde passa a ter, a partir de agora, condições de fazer o controlo durante as corridas de cavalos, bem como fora da competição, tendo frisado que posteriormente a ONAD CV terá de realizar acções de sensibilização junto dos organizadores dos eventos e dos proprietários dos cavalos.

Cinco veterinários participam da acção formativa de dois dias, ministrada por uma especialista da Tunísia Rim HADIJI, abordando a parte teórica sobre a luta contra dopagem e a vertente prática.

Dans la même catégorie