AIP Le 5ème forum régional « Notre Futur – Dialogues Afrique-Europe » prévu du 20 au 22 avril à Abidjan ANGOP Les diplomates de la SADC aux États-Unis discutent de la promotion des investissements dans le corridor de Lobito ANGOP L’Angola à la 14ème Assemblée internationale des énergies renouvelables ANGOP Futsal: L’Angola se qualifie en demi-finale au terme d’une écrasante victoire face au Ghana MAP L’Initiative Royale pour l’Atlantique ambitionne de faire de la zone afro-atlantique un espace de sécurité et de prospérité partagée (Panel) Inforpress Cabo Verde tem 31 casos de hemofilia uma doença rara que afecta os homens – especialista Inforpress Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto com “estoque estável” de sangue – directora AIB Boulgou /Efforts de paix : Un projet remet des animaux et des kits à 50 PDI pour renforcer leur résilience MAP Façade atlantique: L’initiative Royale apporte des solutions concrètes à des défis multiples en Afrique (Panélistes) AIB Houet/Déguerpissement des mendiantes : La carotte en attendant le bâton

Cabo Verde já implementou cerca de 85 % das recomendações dos experts no domínio do paludismo – coordenador


  9 Février      74        Santé (15351),

 

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – Cabo Verde já implementou até o momento com cerca de 85 % das recomendações feitas ao país pelos experts no domínio do paludismo, disse o coordenador do Programa Nacional de Luta contra Doenças de Transmissão Vetorial (PNLDTV).
“Estamos a seguir os levantamentos feitos e, neste momento, cerca de 85 % dos levantamentos estão a ser implementados. No ano passado fizemos a formação dos experts na área de laboratório, trabalhamos os manuais padronizados, o manual de diagnóstico, o manual de controle e qualidade, e o guia de gestão de casos”, afirmou à imprensa António Moreira, a margem da cerimónia de abertura de capacitação dos profissionais de saúde na vigilância do paludismo no contexto da eliminação.
Segundo António Moreira, para além dos documentos elaborados e validados, Cabo Verde tem cumprido com a realização de uma série de formações descentralizadas por regiões, incluindo para privados, que, segundo disse, são importantes no diagnóstico de casos.
Apontou ainda a realização de formação no domínio diagnóstico e controlo de qualidade do paludismo a nível nacional, formação do pessoal de saúde da região norte, no total de 28 participantes, avançando, por outro lado, que, neste momento, as equipas dos experts estão a fazer a supervisão das recomendações deixadas.
“Neste momento temos a decorrer a segunda fase de formação com delegados saúde da região santaria de Santiago Sul e da ilha do Maio. Se tudo correr bem estaremos na ilha do Fogo, de 12 a 15, replicando a formação para o pessoal da região Fogo/Brava”, frisou.
Com estas acções de socialização dos documentos e de formação dos actores principais da vigilância epidemiológica no País, sobre o conceito de vigilância do paludismo e os respetivos POP, Cabo Verde, segundo António Moreira, estará a concluir e a cumprir com as recomendadas a nível de actualização e capacitação de médicos e enfermeiros, na gestão de casos de paludismo.
Conforme o coordenador do Programa Nacional de Luta contra Doenças de Transmissão Vetorial este é o caminho para a certificação do País como “livre do paludismo”.
Cabo Verde, segundo António Moreira, não tem registado casos locais há mais de cinco anos, mas tem sido confrontado com caos importados, tendo no ano 2021 contabilizado um total de 26 casos e este ano quatro casos.
Apesar de estra a trabalhar para receber o certificado Cabo Verde é um país “altamente vulnerável” ao paludismo, porque possui presença do vector do paludismo, que é o mosquito Anopheles Gambiae, e pessoas a circularem para as zonas endémicas de paludismo

Dans la même catégorie