MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien

Cabo Verde-Legislativas 2021/ “Foi uma grande vitória, a vitória de Cabo Verde”, diz Ulisses Correia e Silva


  19 Avril      55        Politique (25319),

 

Bissau, 19 Abr 21 (ANG) – O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, considerou domingo que a vitória do seu partido nas eleições de domingo foi uma “grande vitória, a vitória de Cabo Verde”.

“Nós estávamos à espera desta vitória porque fizemos uma boa campanha, um bom combate, conseguimos convencer os cabo-verdianos da justeza daquilo que foi o percurso da governação, situação muito difícil, e da justeza das nossas propostas para o futuro”, disse o líder do MpD, ao fazer o discurso da vitória na sede do partido.

Correia e Silva adiantou ainda que a sua equipa venceu para continuar “um bom trabalho”, colocar Cabo Verde no caminho seguro para o desenvolvimento e “mais resiliente”.

“Saímos todos mais fortes destas eleições, desta experiência muito difícil que ainda continua, a situação da covid-19, saímos todos mais fortes na convicção do futuro”, acrescentou.

Estas eleições, na óptica do líder do MpD, demonstram também que cresceram muito em democracia, já que em situação de pandemia, o País conseguiu realizar duas eleições em pouco espaço de tempo, ajuntando que os cidadãos “comportaram-se, de uma forma geral, bem”.

Reiterou que estão aqui para continuar a trabalhar ao serviço do bem comum, ao serviço do arquipélago e a trabalhar para que possam colocar Cabo Verde na senda do desenvolvimento.

Neste sentido, apontou como prioridade “imediata” a massificação da vacinação, ou seja, atingir mais de 70 por cento, ainda este ano. Segunda prioridade, apontou, versa eliminar a pobreza extrema no País, com programas “assertivos”, não só de retoma do crescimento económico como também de protecção social e apoio social.

“Vamos aumentar de uma forma significativa o número de famílias com acesso ao rendimento social de inclusão, cujo rendimento seja inferior ou igual a dois dólares por dia. O nosso programa é atingir cerca de 39 mil agregados familiares”, adiantou.

Aumento da pensão social de idosos, isenção da taxa moderadora da saúde, reforço do programa de reabilitação de casas, para atingir 25 mil pessoas, são outros dos compromissos elencados por Correia e Silva.

Terminou com uma mensagem de “muita confiança”, dizendo que venceram “de uma forma muito clara”, pelo que a mensagem de compromisso para o futuro é uma mensagem de “confiança e de rejeição também a um tipo de política que não deve fazer escola aqui em Cabo Verde”, sendo, a seu ver, estes resultados uma lição à oposição.

Ulisses Correia e Silva disse que deseja a maioria absoluta porque quer ter estabilidade para governar, já que, sustentou, este percurso a partir de agora vai ser “muito exigente”.

“Vamos ter necessidade de ter um suporte parlamentar maioritário que permita, por exemplo, fazer aprovar o Orçamento de Estado”, disse.

Às legislativas deste domingo, 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, o PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), o PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

Dados provisórios das eleições de domingo in
dicam que o MpD venceu com 37 deputados contra os 29 do PAICV e quatro da UCID. Faltava eleger dois deputados.

Três outros concorrentes:PTS, PP e PSD não elegeram nenhum deputado.

Nas eleições legislativas de 20 de Março de 2016, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três. ANG/Inforpress

Dans la même catégorie