Cidade da Praia, 21Nov (Inforpress) – O Ministério de Saúde de Cabo Verde recebeu esta segunda-feira, 60 mil doses de vacina contra a covid-19 doadas pela congénere portuguesa, um gesto considerado como um sinal de “solidariedade”.
Em declarações à imprensa, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, realçou a profunda gratidão de Cabo Verde pela solidariedade demonstrada por Portugal e pela comunidade da União Europeia.
“A pandemia covid-19 foi e tem sido um desafio global sem precedentes e é, neste cenário que a solidariedade internacional se torna um pilar ainda mais premente para superarmos juntos os obstáculos que esta doença apresentou e continua a apresentar”, afirmou.
A governante referiu ainda que Cabo Verde tem sido beneficiário do apoio contínuo de Portugal desde o início da campanha de vacinação de covid-19.
Sublinhou também que esta nova doação, mobilizada através do mecanismo europeu de protecção civil, demonstra que a saúde transcende fronteiras, pelo que juntos estão os países comprometidos com a saúde e o bem-estar da população.
A ministra aproveitou para apelar a população cabo-verdiana a aderir a vacinação da covid-19, visando a protecção de todos e a construção de um futuro “mais seguro, saudável e resiliente” para Cabo Verde.
O embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, aproveitou a ocasião para lembrar que não se trata da primeira entrega de género por parte de Portugal, ressaltando que a situação da covid-19 mostrou ao mundo a necessidade de se trabalhar em conjunto e em parceria no combate dos fenómenos globais.
“Esta doação dá corpo à articulação e colaboração de proximidade de Portugal com a Direcção Nacional de Saúde de Cabo Verde correspondendo, positivamente, às necessidades de reforço de reservas que nos foram sinalizadas, especialmente as vacinas pediátricas”, disse.
Ainda segundo Paulo Lourenço, o facto de Cabo Verde ter assinalado uma reserva limitada de vacinas de covid-19 para esta camada populacional, Portugal respondeu prontamente por reconhecer o desempenho exemplar deste país durante a pandemia.
Portugal apoia o país na vacinação com um total de 60 mil doses de vacinas covid-19 da Pfizer, das quais 20 mil são pediátricas.
Com esta doação, totalizam-se 138 mil doses de vacinas doadas pelo Governo Português ao Governo cabo-verdiano, desde Maio de 2021.