MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril

Cabo Verde tem potencial para construir um verdadeiro pilar de protecção social – Embaixadora da UE


  2 Février      35        social (691),

 

Cidade da Praia, 01 Fev (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Carla Grijó, afirmou hoje que Cabo Verde tem potencial para evoluir e expandir os programas existentes e construir um verdadeiro pilar da protecção social.

A diplomata, que falava na cerimónia de apresentação da Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza Extrema em Cabo Verde (ENEPE 2022-2026), sublinhou que a UE acredita que a protecção social é um dos “pilares fundamentais” para reduzir e prevenir a pobreza ao longo da vida dos cidadãos.

Para tal, afirmou que são necessárias políticas e programas destinados a reduzir vulnerabilidades e a redistribuir riqueza e rendimentos como os que são apresentados na Estratégia Nacional e que fazem parte também do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado (PEDS).

“Cabo Verde também acredita e os ingredientes estão presentes – a expansão dos programas de transferência de renda, a Estratégia Nacional, o Fundo Mais, o Cadastro Social Único (CSU) e os planos de acção anuais com metas até 2026. Cabo Verde tem potencial para evoluir e expandir os programas existentes e construir um verdadeiro pilar de protecção social para a população cabo-verdiana”, disse.

Carla Grijó salientou, entretanto, que a apresentação desta estratégia nacional é apenas o início do caminho, pelo que alertou que é tempo de agir, pois 2026 é uma meta muito próxima.

“É necessário operacionalizar urgentemente os 3 eixos apresentados hoje e os planos de acção anuais, garantindo o espaço fiscal adequado e os recursos técnicos e humanos necessários”, disse.

“A apresentação de estratégias, planos de acção e roteiros é importante, mas não é suficiente. É necessário pô-los em marcha. A Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema propõe um quadro de seguimento e avaliação que será necessário aprimorar”, recomendou.

Por outro lado, sublinhou que é também urgente ter dados mais actuais sobre a pobreza em Cabo Verde e aprimorar as várias ferramentas utilizadas para garantir que se alcançam aqueles que mais necessitam a tempo e horas.

Da parte da UE reafirmou o compromisso com os esforços para a erradicação da pobreza extrema que, conforme adiantou, merece uma atenção forte do programa de apoio orçamental.

“Em 2023 iremos continuar e intensificar o diálogo técnico e político neste contexto, e continuar a trabalhar com o Ministério da Família e Inclusão Social no sentido de apoiar o fortalecimento do sistema, a sua sustentabilidade e a sua expansão”, informou, sublinhando que o papel de todos é relevante nessa luta, que garante, tem o apoio da União Europeia.

A ENEPE 2022-2026 apresentada hoje na Praia, prevê a erradicação da pobreza extrema através de uma abordagem e intervenção integrada das políticas de rendimentos e prestações sociais.

A redução será faseada e de acordo com um cronograma que prevê que a percentagem das pessoas em pobreza extrema caia dos actuais 13,1 para 9,2% em finais de 2023, para 6,9% em finais de 2024, 3,45% em 2025 e zero por cento em 2026.

Dans la même catégorie