Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O major Sabino Varela Baessa, empossado hoje no cargo de comandante da Esquadrilha Aérea do Comando da Guarda Costeira, anunciou que a aeronave King Air 360 vai chegar a Cabo Verde no primeiro trimestre de 2024.
“Vamos brilhar novamente no espaço aéreo cabo-verdiano (…) e, num futuro próximo, será para preparação e implementação da frota de helicópteros que muito ajudará o país arquipelágico e é uma necessidade básica para a sobrevivência do povo das ilhas”, disse.
Sabino Varela Baessa, que falava em nome dos colegas empossados hoje, na sede das Forças Armadas, na Praia, afirmou que com a chegada desta aeronave irá possibilitar uma melhor sinergia entre os grupos que operam em Cabo Verde e permitir uma maior capacidade de resposta das Forças Armadas às demandas da sociedade de um país emergente.
O comandante da Esquadrilha Aérea do Comando da Guarda Costeira garantiu ainda que em 2024 vão poder apoiar a esquadrilha aérea, pelo que apelou aos quadros da esquadrilha aérea a levantar as suas armas e a gritarem bem alto “avante”.
Após estas informações, garantiu ser com elevada honra e sentido de responsabilidade que os empossados aceitam assumir o comando dos serviços que lhes foi atribuído num momento de “grandes desafios” que a organização castrense está a enfrentar.
“Estamos conscientes de que face aos contextos vigentes nos quais os desafios são cada vez maiores, em dimensão e quantidade, e revestidos de complexidade acrescidas, é crucial que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, que se encontre no topo da hierarquia militar esteja provido de uma assessoria de excelência na tomada de decisões que melhor servem a organização castrense”, realçou.
Face aos desafios apontados, Sabino Varela Baessa, que agradeceu a liderança e tomadas de decisões pela equipa que esteve a ocupar as funções ocupadas hoje pelos empossados, enfatizando que a “construção do futuro requer o conhecimento do passado para o enquadramento no presente”.
A cerimónia, que serviu também para empossar o capitão Manuel Mendes Nunes, no cargo de comandante da Guarnição e director dos Serviços de Apoio Geral do EMFA, e o capitão Silvino Mário Semedo, no cargo de assessor jurídico do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, foi presidida pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante, António Duarte Monteiro, que considerou “relevante” tal acto para o país.
“Os militares ora empossados são dotados de capacidades e virtudes sobejamente conhecidas nos inspira confiança, vaticinando um bom desempenho nos respectivos cargos que acabam de assumir”, ressaltou António Duarte Monteiro, que adiantou estar determinado em continuar a pugnar pelo incremento do nível da operacionalidade das Forças Armadas.
Apesar disso, afirmou ter consciência dos parcos recursos existentes e das vicissitudes de momento, mas admitiu nunca deixar ser vencido pelas dificuldades.
O King Air 360, segundo referiu, vai servir para cumprir missão de fiscalização do espaço marítimo sob jurisdição nacional, busca e salvamento da extensa região de busca e salvamento, transferência médicas, assim como a operacionalidade da esquadrilha aérea.
Para concluir, reiterou a confiança que as Forças Armadas depositam nos militares ora empossados, ressaltando estar convicto de que serão capazes de saber exercer com “liderança” as funções assumidas.