MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Cabo Verde valida Plano Estratégico da Instância Nacional de Coordenação no âmbito da abordagem “Uma Só Saúde”


  25 Novembre      72        Santé (15361),

 

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) realizou hoje na Praia, um ateliê para validar o Plano Estratégico da Instância Nacional de Coordenação (2022-2026), que visa promover acções articuladas e colaborativas, no âmbito da abordagem “Uma Só Saúde”.
Segundo explicou a presidente do INSP, Maria da Luz Lima, em declarações à Inforpress antes do encontro, a Instância Nacional de Coordenação foi criada em Cabo Verde, no âmbito da Abordagem “Uma Só Saúde” que funciona junto desta instituição sanitária da saúde.
“Como sabem a Instância Nacional de Coordenação teve o despacho para a sua criação em 2017, como forma de se criar uma plataforma que permita uma melhor articulação entre a saúde humana, animal e ambiental”, precisou, ajuntando que foi aprovado em 2019.
A abordagem “Uma Só Saúde”, conforme elucidou, é uma abordagem integrativa e colaborativa que realça a articulação que existe entre a saúde humana, animal e ambiental, tendo em conta que se está num eco-sistema em que os humanos convivem com os animais e os consomem, daí que, qualquer alteração no eco-sistema também interfere nas duas saúdes.
“Então é neste sentido que a Instância Nacional de Coordenação, a nível do seu Comité Multissectorial orientou no sentido de termos um Plano Estratégico Nacional para implementar esta visão estratégica nesta interface das três saúdes”, sublinhou.
Para a presidente do INSP, trata-se de um instrumento importante para o País, uma vez que a Instância Nacional tem três níveis, nomeadamente um nível político, que é interministerial e presidido pela ministra da Saúde, o nível estratégico, que comporta os dirigentes e presidido pelo presidente do INSP.
Já o nível operacional comporta todos os serviços que fazem parte dos sectores representados nesta Instância.
“Então, este instrumento que nós vamos validar hoje, vai nos orientar de como é que nós vamos trabalhar, ou seja, há questões muito importantes que têm que ser trabalhados conjuntamente”, afirmou, apontando como exemplo, a gestão dos resíduos, a resistência antimicrobiana e a segurança alimentar.
O objectivo, segundo disse, é permitir mais e melhor saúde para Cabo Verde, sempre com a devida articulação e colaboração entre a saúde humana, animal e ambiental.
A Instância Nacional tem como parceiro técnico e financeiro a Organização Mundial da Saúde (OMS), para além de outros parceiros como a FAO, a Organização Mundial da Saúde Animal e também a Ambiental.
Na sua intervenção no acto de abertura, a representante da OMS, Flávia Semedo, considerou de “extrema importância” o plano e uma grande oportunidade este encontro, que envolve todos os sectores na abordagem “Uma Só Saúde” para afinar tudo aquilo que está inserido no plano.
Estima-se que, na região africana, mais de 60% de todas as doenças infecciosas emergentes que afectam os humanos têm origem em animais.

Dans la même catégorie