AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cabo Verde/Camilo Leitão da Graça nomeado embaixador residente para a Guiné-Bissau


  15 Janvier      24        Politique (25166),

 

Bissau,15 Jan 21(ANG) – O diplomata de carreira Camilo Leitão da Graça é o primeiro embaixador residente na Guiné-Bissau, segundo o decreto-presidencial publicado esta quinta-feira, 14, no Boletim Oficial Electrónico (BOE).

O diploma que nomeia Camilo Leitão da Graça entrou já em vigor, assim como o que marca as datas para as eleições legislativas e presidenciais, previstas para 18 de Abril e 17 de Outubro, respectivamente.

Em Agosto do ano passado, por ocasião da inauguração das novas instalações da embaixada da Guiné-Bissau, na Praia, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, garantiu que o Governo estava a trabalhar para abrir uma embaixada de Cabo Verde na Bissau.

Na ocasião, o governante realçou a necessidade de os dois países potenciarem as suas relações de amizade e cooperação, sublinhando que, para além da Guiné-Bissau e Cabo Verde terem a mesma língua, relações consanguíneas, interesses comuns, há ainda o facto de os dois países pertencerem a espaços dinâmicos que demandam diálogo e concertação.

Guiné-Bissau é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e ao leste e com o Oceano Atlântico a oeste. O território guineense abrange 36.125 quilómetros quadrados de área, com uma população estimada de 1,6 milhão de pessoas.

O produto interno bruto (PIB) per capita do país é um dos mais baixos do mundo. É membro da União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Organização para a Cooperação Islâmica, União Latina, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Francofonia e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

Dans la même catégorie