MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Câmara da Praia leva Feira de Animais a São Martinho Pequeno como forma de fomentar agropecuária na localidade


  12 Septembre      45        Agriculture (4142), Environnement/Eaux/Forêts (6473),

 

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) está a promover, este domingo, a sua primeira Feira de Animais em São Martinho Pequeno com o intuito de promover a agropecuária e fomentar o agronegócio nessa localidade.
Em declarações à Inforpress, o director da Cultura e Economia Criativa da CMP, Adilson Spínola, começou por dizer que São Martinho Pequeno é uma localidade onde há muita criação de animais e, por isso, a câmara municipal, logo à primeira, tentou abraçar esta comunidade no sentido de fomentar a agropecuária nesta comunidade.
“É uma das comunidades onde vemos que há diversidades de criação de animais, onde também deparamos com o fenómeno de animais soltos e esta feira tem uma vertente que é a sensibilização com o Código de Postura do Município para mostrar que o animal solto pode resultar em coima para o dono e também afectar a questão da saúde pública”, afirmou.
Segundo este responsável, muitas vezes os criadores criam os animais nas suas próprias casas e, tendo animais soltos indo para o lixo e depois regressando para casa, há o risco de levarem doenças para a família que vive naquela moradia.
“Então é uma das formas de sensibilizar e combater a questão de animais soltos que temos no município da Praia. Quando combatemos e sensibilizamos, temos também de fomentar a economia na comunidade. A agropecuária é uma área que, se for organizada de uma melhor forma, terá um potencial forte para a família”, defendeu.
Adilson Spínola explicou, igualmente, que há três formas de criarem animais, sendo elas o costume, o religioso e a criação para a venda e que a câmara municipal pretende trabalhar no sentido de minimizar os constrangimentos verificados precisamente junto daquelas pessoas que criam animais para vender.
“Depois desta primeira feira vamos direccionar-nos para outras edições em São Filipe, São Francisco, Caiada e Palmarejo Grande, por exemplo, tentar em todas as comunidades onde há criadores, fomentar a agropecuária no município da Praia”, frisou.
Nesta primeira edição há cerca de 15 expositores e criadores.

Dans la même catégorie