Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – A Tocha da Paz, evento humanitário de cariz mundial, vai ser oficialmente recebida hoje pela Câmara Municipal da Praia para a segunda edição da Sri ChinmoyOneness-Home Peace Run (Corrida da Paz), em Cabo Verde.
A Tocha da Paz, segundo informações avançadas à Inforpress pela promotora da “Peace Run”, organização mundial do evento, será oficialmente recebida às 19:00 na autarquia da capital, sendo que posteriormente, nos dias 24, 25 e 26 será transportada e escoltada por uma equipa internacional de corredores, a fim de ser conduzida por escolas e instituições desportivas da cidade.
De acordo com a programação, a Tocha da Paz vai passar de mão-em-mão, por centenas de crianças e cidadãos da capital cabo-verdiana, estando previstas homenagens, quer no Comité Olímpico Cabo-verdiano quer no Comité Paralímpico de Cabo Verde.
Já no sábado, 27, a Tocha da Paz segue para a ilha do Fogo, pela primeira vez, onde irá visitar as Festas da Cidade de São Filipe e percorrer as escolas locais, até ao dia 29 do corrente.
Esta segunda edição da Corrida da Paz em Cabo Verde, realiza-se por força de uma conjugação de esforços de vários sectores do Desporto, da Juventude e da Educação na sociedade cabo-verdiana.
Destacam-se a Câmara Municipal da Praia, o Comité Olímpico de Cabo Verde e a Delegação do Ministério da Educação na ilha do Fogo, enquanto parceiros oficiais, mas também o Instituto de Desporto e da Juventude, através do suporte logístico do Centro de Alto Rendimento localizado no Estádio Nacional, bem como a empresa de Turismo e Lazer, GoodVibes mediante a disponibilização do carro de apoio da equipa internacional da Peace Run.
A Corrida da Paz é um evento humanitário de cariz mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais, no qual um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha e em cada país, visita escolas, associações, fundações e autarquias levando a corrida a todas as comunidades locais.
Não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa. É apenas uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, culturais e económicas, promovendo os ideais de união, fraternidade, harmonia e paz mundial.
Seu fundador Sri Chinmoy foi um atleta, filósofo, artista e poeta que dedicou a sua vida à promoção dos ideais da corrida e sempre considerou o desporto como um poderoso instrumento na promoção da paz global.
Colaborou até falecer, em 2007, com as Nações Unidas e a sede da organização em Nova York tornou-se até aos dias de hoje, local da cerimónia bi-anual de lançamento da Corrida da Paz.