AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Câmara de São Domingos destaca Academia Rubom como projecto inovador para o desporto local


  20 Août      46        Sport (12592),

 

Cidade da Praia,20 Ago (Inforpress) – O vereador da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de São Domingos, Nelson Barros, destacou a Academia Rubom como projecto inovador para o desporto local, iniciativa que “há muito se esperava no município”.

Nelson Barros fez esta intervenção à Inforpress, à margem da inauguração do ginásio que se insere na Academia Rubom, iniciativa desenvolvida pelo imigrante cabo-verdiano Hermínio Furtado.

Conforme apontou, a materialização do projecto reveste-se de “grande orgulho”, tendo sido criado por um “filho de São Domingos” que acredita no desporto do município e quer o seu desenvolvimento.

Por outro lado, disse que a autarquia “abraçou o projecto logo na primeira hora”, por considerar ser uma mais valia, há muito desejado, reiterando que o objectivo da edilidade é trazer parcerias para elevar o desporto.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, que também participou no acto, considerou que para a entidade é motivo de satisfação quando o foco de um imigrante cabo-verdiano é o desenvolvimento do desporto no município, criando uma escola de futebol e todas as condições para o seu funcionamento.

Já o mentor da Academia Rubom, Hermínio Furtado, explicou que São Domingos já produziu bastantes atletas a nível nacional e internacional, mas nunca teve uma dinâmica a nível de escolas de futebol ou de outros treinos.

Por isso, atestou, decidiu criar uma academia onde os atletas podem desenvolver as suas actividades físicas, permitindo também a escola de futebol trabalhar com os jogadores para formação de uma equipe de futebol sub-17.

Justificou ainda que escolheu dar a esse projecto o nome Academia Rubom porque, segundo o mesmo, Alberto Mendes (já falecido), nome de baptismo de Rubom, foi um dos melhores avançados cabo-verdianos que viu jogar.

Hermínio Furtado é treinador da equipa Brockton FC United, nos Estados Unidos, que conquistou, em Dezembro passado, o título de campeão da região leste da Liga United Premier Soccer League.

Dans la même catégorie