MAP Nigeria: au moins 30 morts et plus de 400.000 déplacés à cause des inondations MAP Centrafrique: 13 cas de dengue enregistrés à Bangui depuis juillet (ministre) MAP La BECEAO décide de maintenir son taux directeur à 3,5% APS SENEGAL-SANTE / Fabrication de médicaments à base de plantes : Yérim Mbagnick Diop prône une approche concertée APS SENEGAL-BELGIQUE-ECONOMIE / À Dakar, un forum sur la mobilité professionnelle entre entrepreneurs belges et sénégalais APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le principal taux directeur de la BCEAO maintenu à 3,5% (Gouverneur) APS SENEGAL-SOCIAL / Protection sociale : des résultats probants enregistrés en 2023 (Délégué général) APS SENEGAL-SANTE-PREVENTION / Maouloud : le PM appelle à renforcer la surveillance épidémiologique du Mpox MAP Mpox: le Cameroun enregistre deux décès et plus de 40 cas suspects depuis avril (ministère) MAP Le Mali suspend trois mois la diffusion de la chaîne en français TV5 Monde (officiel)

Cáritas Diocesana do Mindelo começa a construir centro social multifunções em Dezembro na Horta Seca


  13 Novembre      62        Société (46344),

 

Mindelo, 13 Nov (Inforpress) – A Cáritas Diocesana do Mindelo vai construir, em São Vicente, um centro social multifunções para cuidados especiais a renascidos/crianças (0-3 anos), terceira idade e apoio e empoderamento de mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social.
A informação foi avançada em primeira mão à Agência Inforpress pela directora executiva da Cáritas Diocesana do Mindelo, Manuela Costa, para quem se trata de uma “aposta inovadora” na ilha, cuja construção se inicia “o mais tardar” em finais de Dezembro.
Isto porque, continuou, vai também trabalhar no acompanhamento psicossocial e educacional de jovens e famílias, no aconselhamento e orientação psicológica de pessoas que consomem abusivamente o álcool e outras drogas e no empoderamento social, psicológico e espiritual, de jovens, mulheres chefes de família, provenientes de meios socioeconomicamente fragilizados/carenciados.
“Trata-se de uma mais-valia para a sociedade sanvicentina, tendo em conta que o centro vai se situar numa comunidade com alguma carência, sobretudo na classe idosa, com muitos idosos a viver sozinhos”, pontuou a mesma fonte, sendo objectivos, precisou, “ocupá-los durante o dia, com diversas actividades culturais, podem ali fazer uma refeição, haverá médicos para os acompanhar”, sendo que o espaço também tem uma vertente destinada às crianças e bebes.
O edifício vai ocupar uma área de 2.520 metros quadrados, ao lado da Igreja Paroquial Santo António, na Horta Seca, e o financiamento total é de cerca de 40 mil contos, disponibilizados pela Conferência Episcopal Italiana.
“Já dispomos da metade do valor do financiamento e vamos avançar para, depois, aceder à segunda parte do financiamento”, concretizou Manuela Costa, que lembrou que as Cáritas Paroquiais, a nível do Barlavento, têm registado “aumento de solicitações”, não só de géneros alimentícios, como também de medicamentos, crianças com problemas de saúde, exames médicos e outros.
O projecto deve abranger as comunidades de Horta Seca, Ribeira de Craquinha, Fernando Pó, Tchã d’Vital, Tchã d’Marinha e Portelinha, no atendimento, acolhimento, promoção e acompanhamento a cuidado de saúde de idosos, bebés e famílias vulneráveis.
A acção da Cáritas está focada principalmente em assistência e promoção integral dos menos favorecidos, atribuindo prioridade às situações mais graves de pobreza e de exclusão social, como famílias vulneráveis, deficientes, crianças mal-nutridas, mulheres, jovens em prostituição e situação de alcoolismo e outras drogas e crianças de rua, entre outras.
A Cáritas é o organismo oficial da Igreja Católica destinado a promover, através da caridade cristã, a assistência e a promoção integral dos menos favorecidos.

A Cáritas do Mindelo tem como orientações fundamentais a Doutrina Social da Igreja e as definidas pela pastoral diocesana, os imperativos da solidariedade e a legislação civil e canónica, atribuindo prioridade às situações mais graves de pobreza e de exclusão social.
A organização foi canonicamente ereta pelo Ordinário Diocesano de Mindelo, em 21 de Janeiro de 2005, gozando de personalidade jurídica no foro eclesiástico, no fora civil, após participação legal, e de autonomia administrativa e financeira, e tem natureza fundacional nos termos da Direito Canónico.
Abrange as ilhas do Barlavento e responde praticamente a crises humanitárias, como desastres naturais, conflitos e os efeitos das mudanças climáticas.

Dans la même catégorie