ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes

Castanha de caju/Iniciada a campanha de exportação do principal produto estratégico da Guiné-Bissau


  22 Juin      98        Agriculture (4142),

 

Bissau, 22 Jun 21 (ANG) – Dois navios cargueiros atracados nos portos comerciais de Bissau estão embarcando um total 16 mil toneladas da castanha de caju com destino à Índia, anunciou segunda-feira o ministro do Comércio e Indústria, Tcherno Djaló à RFI.
Segundo Djaló, ainda esta semana, chega um outro navio que transportará entre 12 a 15 mil toneladas de castanha.

« É o início da exportação. Já nesta quarta-feira, sai o primeiro barco a transportar 219 contentores de 40 pés e mais um de 5 contentores, o que equivale, grosso modo a 8 mil toneladas e, ao mesmo tempo, está em carregamento um segundo navio e chega na quarta-feira um outro com uma capacidade de 12 a 15 mil toneladas », indicou o governante.

Apesar das dificuldades e a situação imposta pela pandemia de covid-19, o Ministro Tcherno Djalo revela que já estão armazenadas em Bissau 156 mil toneladas e acredita que é possível superar a previsão deste ano.

« Já num mês temos 156 mil toneladas e ainda temos muita castanha no interior. Tudo indica que vamos ultrapassar de longe a meta que cautelosamente tínhamos fixado em 175 mil », declarou o Ministro do Comércio e Indústria.

Quanto ao preço de referência ao produto, Tcherno Djaló garante que se registam melhorias no interior e em Bissau. »Neste momento, estamos acima dos 400 francos CFA, por quilo no produtor e praticamente 500 nas balanças de Bissau », informou.

No ano passado, a Guiné-Bissau conseguiu exportar apenas 156 mil toneladas da castanha, devido à pandemia de covid-19, contra as cerca de 195 mil toneladas de castanha exportadas em 2019.

Dans la même catégorie